quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Comemore!

Hoje é dia de ação de graças, um feriado que nos Estados Unidos é comemorado por muitas famílias com encontros e celebrações que superam o próprio Natal. Aproveite a data e não dê descanso ao peru!


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Looking


Saiu hoje o novo trailer da série Looking que estreia na HBO americana em 19 de janeiro. Quem aí não está em contagem regressiva?

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Do Peru


Está causando furor o lançamento esta semana da campanha "casais imaginários" no Peru. A campanha contra a homofobia foi lançada na França pelo fotógrafo Olivier Ciappa e tem recebido edições locais em alguns países, com a exposição de fotos de celebridades heterossexuais simulando momentos de descontração do cotidiano de um casal gay e a mensagem "Amar não é crime" (veja outras fotos da campanha aqui).

Não é novidade para ninguém que a troca de afeto entre um casal gay em público, ou mesmo na televisão, só desperta estranheza devido à raridade. Este tipo de exposição é muito bem-vindo e muitíssimo necessário. Todo mundo certamente se lembra da celeuma causada há pouco tempo quando o jogador Sheik publicou uma foto trocando um selinho com seu melhor amigo. É preciso mostrar mais.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Meu amigo petista

Eu tenho um amigo petista que não come ou dorme direito há três dias, desde que foram presos os primeiros mensaleiros. Meu amigo está plenamente convencido de que há uma grande conspiração em curso no país e não consegue entender como se passou mais um dia e não há milhões de pessoas nas ruas clamando por justiça.

Não adianta tentar explicar para ele que o julgamento foi feito por um tribunal dos mais altos juízes do país, e que a maioria destes juízes foi indicada pelo próprio PT na pessoa do ex-presidente Lula ou da presidente Dilma. Ou que o partido dele está no poder há onze anos e não é, portanto, uma força clandestina sendo achacada por um governo de exceção. O partido dele É o governo.

Há algum tempo eu li uma ótima reportagem sobre como funciona o cérebro de um fanático. Não consigo agora me lembrar da fonte, mas ainda hei de localizá-la para uma segunda leitura. Pois bem, o artigo falava sobre as similaridades entre o funcionamento do cérebro do fanático religioso, do fanático por futebol, do fanático político, do homofóbico - e de como é criada a cegueira que bloqueia a inteligência e o julgamento e impede o funcionamento do bom senso em casos assim.

É muito parecido com aquelas pré-adolescentes que gritam ensandecidas e desmaiam toda vez que o Justin Bieber aparece na janela de um hotel. A diferença é que estas pré-adolescentes têm por volta de 12 anos e um cérebro que ainda não foi alimentado pela vida. Meu amigo tem 49 anos e curso superior. O caso dele é sério.

sábado, 16 de novembro de 2013

Você está sendo roubado

Já faz bastante tempo que percebemos que os preços fugiram do controle aqui no Brasil, e da pior forma. Temos os carros mais caros do mundo, os eletrônicos mais caros do mundo, a pizza mais cara do mundo, os imóveis mais caros do mundo, e por aí vai. Só não temos os salários mais altos do mundo.

Há alguns meses o New York Times dedicou uma reportagem ao Brasil com uma manchete cheia de espanto: "Brasil, o país onde uma pizza custa 30 dólares!". A reportagem critica também o fato de um hotel fedorento no Rio ter o desplante de cobrar 250 dólares por uma diária.

Caminhando por Poços de Caldas no último final de semana cheguei a um restaurante na Praça Dom Pedro II. Lugar gostoso, bem decorado com motivos mexicanos, com atendentes atenciosos e simpáticos, mesinhas na calçada. Comi o cardápio do dia com arroz, tutu de feijão, couve na manteiga, ovo frito e salada mista com uma bisteca de porco simplesmente deliciosa. Cafezinho e sobremesa (doce-de-leite com coco) faziam parte do pacote. Paguei 6 reais! Isso mesmo: SEIS REAIS!! (taí a foto para comprovar). Vale ressaltar que o local era um restaurante típico da cidade (não era nenhum lugar subsidiado), aprazível, e que o serviço e o produto eram realmente bons. Na minha cidade com 6 reais eu consigo tomar, no máximo, um cafezinho. Em São Paulo, com este dinheiro não se consegue nem estacionar o carro.

Também gosto muito de visitar a histórica São Luiz do Paraitinga. No restaurante self-service ao lado do mercado, que tem uma varanda no segundo andar e vista para o rio, é possível comer à vontade (com variedades de saladas e carnes) pelo preço fixo de 14 reais! Quase o mesmo preço de alguns cafés do Starbucks. Em São Paulo dificilmente se compra um sanduíche com este dinheiro.

Eu sei que somos nós mesmos que alimentamos esta economia perversa. Que boicotes não funcionam na nossa cultura. Que sempre existe alguém disposto a pagar o preço abusivo. Que nos sujeitamos a ser extorquidos devido à falta de opções. Mas, é muito triste...


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Uma cidade inteira sai do armário


Nota-se nas campanhas inclusivas dos Estados Unidos uma nova estratégia que tem tudo para dar bons resultados: trabalhar as regiões que representam o atraso na aceitação da igualdade de direitos LGBT. Há pouco alguns programas promoveram debates, sempre com uma pitada de humor ácido, sobre qual deve ser o último estado americano a reconhecer a igualdade no casamento. Teoricamente, seria também o "estado mais atrasado da nação".

É com base nestes novos ares que funciona este vídeo muito bacana sobre Richmond. Richmond, capital do estado americano da Virginia, é uma cidade cheia de significado histórico que foi capital dos estados confederados durante a guerra civil americana. Justamente pelo alto significado histórico, carrega também fama de conservadora e intolerante. O vídeo tenta acabar com esta má fama, e celebra não apenas a comunidade LGBT local mas também os lugares e estabelecimentos de Richmond que colocaram abaixo o preconceito, e convida a cidade toda a sair do armário.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Costumes

Buscando um lugar tranquilo para descansar, passei o último final de semana em Poços de Caldas - que eu ainda não conhecia. A cidade nem é assim tão pequena, mas ainda preserva uma tranquilidade típica do interior de Minas.

Poços de Caldas ainda carrega alguns valores que a minha cidade atual já perdeu. As famílias frequentam as ruas e praças à noite, parece não existir pressa para nada (nem para falar!), e o trânsito é muito educado. Uma das maiores surpresas foi ver a animação à noite em volta do coreto na praça central, onde as pessoas da cidade dançam ao som da sanfona (não resisti e fiz este vídeo abaixo). Na minha cidade uma iniciativa assim não demoraria a atrair uma horda de bêbados, viciados, e trombadinhas.


Tudo isso serviu para me fazer refletir sobre as coisas que vamos perdendo pelo caminho com o progresso e a evolução dos costumes. Uma cidade do interior é certamente mais segura e tranquila, mas provavelmente mais homofóbica. Em contrapartida, a população da cidade grande está exposta a menos homofobia e mais aceitação da diversidade, mas para isso precisa conviver com a violência, a pressa, e a queda da qualidade de vida. Encontrar o melhor dos dois mundos nem sempre é fácil.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O rei


Eu não estou conseguindo levar a sério o vídeo do rei do camarote porque acho absurdo demais para ser verdade. Ninguém é assim tão bobo, tão sem noção e tão "se achando". Acho que a verdade da pegadinha ainda vai aparecer.

Enquanto paira a dúvida se realmente é uma piada mal entendida, uma ironia mal interpretada, é interessante que tenha vindo no mesmo final de semana que o ótimo texto "Guinada à direita" do Antônio Prata na Folha de domingo que recebeu uma avalanche de ataques tão grande que ele precisou vir à público para explicar que estava sendo irônico.

Perde a graça toda piada que precisa ser explicada. Vivemos numa época de preguiça de pensar tão grande, tão preto no branco, que a ironia fina e o sarcasmo ferino podem passar completamente desapercebidos. Mas o pior é que os tempos andam tão bicudos que a gente corre até o risco de enxergar ironia onde só havia mesmo uma imensa pobreza de espírito.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Passenger


O inglês Mike Rosenberg fundou a banda Passenger há dez anos, quando tinha apenas 19 anos de idade. O grupo se desfez depois do primeiro álbum, e Mike Rosenberg assumiu o nome artístico Passenger para sua carreira solo.

Quem o vê pela primeira vez se surpreende com sua voz única, impossível de intuir pelo visual barbado e olhar de menino carente. O álbum mais recente, All The Little Lights - que é uma delícia do começo ao fim - já está no mercado há mais de um ano e só agora, inexplicavelmente, está sendo descoberto pelas estações de rádio de todo o mundo.

sábado, 2 de novembro de 2013

Ronan

Um mês após Mia Farrow ter surpreendido o mundo com a revelação de que o filho que ela criou como se fosse dela e do Woody Allen ser talvez filho do Frank Sinatra, revela-se outro detalhe sobre a vida do garoto: Ronan Farrow é gay.

Todos estes detalhes, incluindo o da paternidade, são mais interessantes para a imprensa ávida por esmiuçar a vida das celebridades do que para a própria família. Segundo relatos, a paternidade de Ronan já era conhecida desde que ele era um garotinho e exatamente por isso ele sempre conviveu muito com o clã Sinatra e sempre foi tratado por eles como família.

A VICE questiona o fato de que perfis detalhados de Ronan Farrow foram descritos em publicações como o New York Times e a Vanity Fair com riqueza de detalhes familiares íntimos mas sem qualquer menção à sexualidade do rapaz. E pondera: é justificável mencionar a homossexualidade de uma celebridade ao traçar-lhe um perfil, não com o objetivo de arrancá-la do armário, mas com o propósito de oferecer aos leitores um perfil sério mais aprofundado da pessoa? Segundo a publicação, sim, a sexualidade de uma celebridade é extremamente relevante quando se desenha um perfil pessoal, especialmente em tempos em que uma revelação deste tipo não é mais considerada constrangedora.

Eu já desconfiava. Ronan Farrow é bonito demais para ser hétero.