quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cisne negro

Acho que eu era a única pessoa deste lado da galáxia que ainda não tinha visto Cisne Negro. Vi hoje à noite. Agora o filme já pode sair de cartaz porque aparentemente todo mundo já viu.

Gostei, sem muita empolgação. Achei um bom filme - só isto. Não é cinemão, muito pelo contrário - o filme vai ficar muito bem em vídeo sem perder nada. Não tem fotografia bonita e não é muito agradável de ver, e para mim passou muito longe de ser um filme perturbador como soem ser os filmes sobre a loucura. Em alguns momentos me lembrou Psicose, do Hitchcock, mas sem conseguir o mesmo envolvimento. Fiquei com a sensação de ter assistido a um bom filme de televisão.

Acho também que o filme carrega o peso de ter sido lançado muito perto da entrega do Oscar. Algumas críticas que eu li estavam mais preocupadas em justificar porque o filme merecia o Oscar ou não, ou porque a Natalie Portman merecia o Oscar ou não. Ficou difícil separar as duas coisas. O Oscar virou um peso para o filme.

A reação do público não me pareceu muito positiva. Acho que o filme vai ter carreira curta nos cinemas - não vai passar no teste da propaganda boca a boca do grande público.

6 comentários:

  1. Engraçado. Também tive a sensação de ter visto um filme para a tevê, desses que passam exaustivamente durante a madrugada.

    Um bom filme e só.

    ResponderExcluir
  2. Foi só na minha sessão ou mais alguém notou a imagem granulada e escuríssima, como se fosse rodado em 16mm?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do filme, esse tipo de filme não agrada a todos... não é cinemão e por isso sua carreira aqui no Brasil não será grande

    ResponderExcluir
  4. ai, sera? nao vi ainda.
    controversias, gosto muito.
    quero ver ainda mais.

    [j]

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este filme é brilhante!

    E realmente não é um filme voltado para a grande massa.

    ResponderExcluir

Reservo-me o direito de ignorar solenemente alguns comentários.