quarta-feira, 30 de abril de 2014

Caminho das Índias


Com tanta coisa acontecendo na Índia - estupros frequentes, criminalização da homossexualidade - veio bem a calhar este vídeo contagiante das Nações Unidos em prol do casamento igualitário. Dá vontade de sair rodopiando em dancinhas de fazer inveja à Gloria Perez.

Hoje eu quero voltar sozinho


Acho que já se pode afirmar sem errar muito que Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um pequeno fenômeno. Na minha região o filme está em cartaz em horários limitados de sessões cult e os ingressos, que se esgotam rapidamente, estão praticamente sendo disputados a tapa.

Em todos os pequenos detalhes é possível perceber o esmero da produção que, apesar de todo o cuidado, não resultou pretensiosa. O filme encanta pelo aspecto de simples bem acabado. O trio de adolescentes que é a mola central do filme é muito talentoso. Os diálogos naturais e as atuações convincentes fizeram com que muita gente fosse googlar o Guilherme Lobo logo após assistir ao filme para saber se ele é realmente cego.

O diretor teve uma preocupação grande, cujo resultado foi muito bem recompensado na tela, de não sexualizar os adolescentes (quem não se lembra daquelas insuportáveis comédias adolescentes americanas da linha de Porky's?) Com isso a história adquire uma aura quase lírica e os pequenos dramas são tratados com uma inocência cativante. Ao final do filme a gente se descobre apaixonado pelos personagens.

domingo, 27 de abril de 2014

Hooked

Ainda não tive uma oportunidade para assistir a Tatuagem, mas já há algum tempo que ando completamente apaixonado pela música tema do filme. O clipe de Volta, essa delícia de música do pernambucano Johnny Hooker, é de arrancar suspiros.


Johnny Hooker é talentosíssimo e já era tempo de ele estar famoso e mais conhecido no Brasil e afora. Isso deve acontecer em breve com a escalação do músico/ator para a próxima novela das sete, Geração Brasil, que estreia em duas semanas. Escrita pelos mesmos autores de Cheias de Charme, a novela promete e os primeiros trailers e teasers já deixam a gente cheio de vontade.

Em Geração Brasil Johnny Hooker, com a cabeça cheia de dreadlocks, vai contracenar com a também pernambucana Chandelly Braz e a dupla tem tudo para arrasar.












Este menino tem talento de sobra para ir muito longe. É só ouvir Alma Sebosa e tentar não se viciar e você vai entender do quê estou falando.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tá no ar, gente!



A Globo finalmente acerta em cheio na área do humor com Tá No Ar. Há muito tempo que eu não achava graça em nada da TV aberta e Tá No Ar quebrou o jejum com momentos simplesmente geniais. O programa define um novo paradigma na emissora ao fazer graça de tudo e de todos, inclusive da concorrência, de comerciais e de produtos. Há quadros, inclusive, que falam abertamente mal da própria Globo em tom de galhofa e que criticam o próprio programa - uma ótima sacada.

Pena que seja tão tarde da noite nas quintas-feiras. É engraçado dar gargalhadas altas depois da meia-noite quando o prédio todo está em absoluto silêncio. Quem perdeu algum dos três programas já exibidos pode vê-los no site da Globo, na íntegra sem necessidade de registro. O primeiro programa está aqui, o segundo aqui, e o terceiro (exibido ontem na TV) está aqui.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

terça-feira, 22 de abril de 2014

Jesus Cristo Superstar


Jesus Cristo Superstar foi o primeiro grande musical de fama internacional que assisti. Era o final dos anos 1970, eu tinha 19 anos, e estava em Londres absorvendo como uma esponja toda a efervescência da capital mundial do desbunde. A montagem era grandiosa e o visual hippie abusava do colorido, do degradê, e das batas indianas. Eu já tinha visto a versão do cinema, filmada em locações em Israel, e praticamente já conhecia todas as músicas de cor.

Na minha coleção hoje eu tenho duas versões lançadas em DVD: a do filme de 1973 dirigido por Norman Jewison, e a da produção filmada nos estúdios da Pinewood em 2001 com clima de teatro filmado e com guarda-roupa já modernizado para o novo milênio e livre do ranço hiporongo.

No último domingo assisti à produção brasileira no teatro do Complexo Ohtake Cultural. A expectativa era altíssima e eu não me decepcionei. O visual geral é quase clean e a iluminação cria efeitos surpreendentes que às vezes dão ao palco um aspecto de fotografia tridimensional. A montagem é extremamente profissional em todos os aspectos, e todos os atores têm desempenhos muito competentes. Há momentos excepcionais. Fred Silveira, que eu não conhecia e que interpreta Pôncio Pilatos, deixa uma marca impactante e tem a oportunidade de brilhar e arrancar muitos aplausos no solo O Sonho de Pilatos. Igor Rickli tem olhos azuis de uma beleza perturbadora, que ajudam a compor um Jesus Cristo lindo de semblante carismático.

Acostumado com a versão original das músicas, temi sentir estranheza com as versões em português. Não aconteceu. A produção abandonou a versão traduzida por Vinícius de Moraes em 1972 (que pode ser ouvida aqui) e que usava vocabulário típico da época (como "céu na cuca" para Heaven on Their Minds) em favor de versões mais livres que privilegiam a musicalidade. Os "versionistas" Bianca Tadini e Luciano Andrey passaram oito meses vertendo as músicas e experimentando juntamente com o diretor Jorge Takla para obter resultados vocais que valorizassem principalmente as vogais nos momentos de vocalizações mais intensas (gritos, clamores e falsetes) como nas composições originais. Ficou perfeito. É só conferir abaixo a interpretação de Negra Li (Maria Madalena) para Não Sei Como Amá-lo (I Don't Know How To Love Him).

Jesus Cristo Superstar fica em cartaz em São Paulo até começo de junho, e o teatro do Complexo Cultural Ohtake é lindíssimo e quase vale a visita por si só.




sábado, 19 de abril de 2014

¡Portuguesiño sí!

Este bem-humorado comercial da Coca-Cola do Equador que brinca com o fato de nós brasileiros abusarmos do diminutivo é gostoso de ver, por razões óbvias.

 

Sou dessas mulheres que só dizem sim


A ideia de colocar três excelentes artistas interpretando músicas de Chico Buarque em um cenário de cabaré já é, por si só, boa demais. E a produção de Palavra de Mulher consegue o que parecia impossível: superar as expectativas que já eram altas.

Tânia Alves, Lucinha Lins e Virgínia Rosa representam três prostitutas de cabaré em um fim de noite, que vivem, amam, sofrem, e exaltam seus homens através das músicas de Chico Buarque, que todo mundo sabe é o compositor homem que melhor entende a alma feminina. O espetáculo é provocante, sensual, tocante - e tem grandes momentos para que cada uma das mulheres brilhe individualmente. Saí do teatro em estado de graça.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Uma mão suja a outra


Se usássemos de extrema boa vontade para entender os problemas que afligem a Petrobras, abandonássemos as paixões partidárias, esquecêssemos por um instante as ideologias individuais, e aceitássemos que a empresa é administrada por executivos extremamente honestos por meio de operações absolutamente legais e dotadas de inquestionável lisura, então chegamos à conclusão que os problemas são resultados da mais crassa INCOMPETÊNCIA. Parece ser essa a mensagem passada pela Graça Foster no depoimento de ontem para a comissão do Senado.

Como eu não acredito em santos, acho mais provável crer que o que estamos vendo na atual governança da Petrobras é um misto de INCOMPETÊNCIA com CORRUPÇÃO. Este binômio tem sido a constante dos nossos governos desde os tempos de Cabral, mas nunca antes na história deste país tinha alcançado grandezas de alturas tão planetárias.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ben Watt - Hendra

O vocalista principal normalmente é a marca registrada de uma banda, e por isso para mim o Morten Harket continua sendo uma extensão do a-ha. Com o Everything But The Girl a marca seguiu com a Tracey Thorn, a voz deliciosa que acentuava os projetos da dupla. A voz do Ben Watt, a outra metade do Everything But The Girl, não me evoca muito a antiga banda. Curiosamente, apesar de a banda não existir mais, os dois continuam juntos e até se casaram oficialmente em 2009 depois de 28 anos de convivência.

Hoje Ben Watt lançou Hendra, seu primeiro trabalho solo em 31 anos. É incrível, mas ouvindo as músicas do álbum consegui sentir uma pitada forte do Everything But The Girl. As músicas são, na maioria, introspectivas e com boa sonoridade, gostosas de ouvir. Bateu uma puta saudade da banda que eu tanto gosto, e em todas as faixas eu tive a impressão que a voz da Tracey Thorn ia entrar assim de repente como quem não quer nada.

domingo, 13 de abril de 2014

Surreal

Eu não me surpreendi muito porque sempre desconfiei que a Emma Watson e a Sofia Vergara eram a mesma pessoa. Por que vocês acham que elas nunca aparecem juntas?

Em breve também ficaremos sabendo que a Mariana Rios é na realidade o Ricardo Macchi, que se sentia queimado porque ninguém conseguia esquecer o Cigano Igor e decidiu voltar diferente.

sábado, 12 de abril de 2014

Hawaii



Se você também ficou perturbado com a tensão sexual sutil das cenas deste trailer do filme argentino Hawaii, então reserve uma horinha neste seu final de semana para conferir este filme que é muito bem feito e delicioso em todos os detalhes, e pode ser visto na íntegra aqui.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Morten Harket - Brother

Louco que sou pelo a-ha e principalmente pela voz do Morten Harket, quase entrei em êxtase com o vazamento do álbum novo que tem lançamento oficial previsto para a próxima semana.  Legal já ir curtindo e fazendo um test drive antes da compra oficial. Apesar da capa horrenda, Brother é uma delícia e eu já posso apontar três favoritas: Heaven Cast, Stay With Me e There Is A Place. Na minha opinião o trabalho não alcançou a excelência de Letter from Egypt, de 2008, o meu favoritíssimo, mas está tão bom quanto Out Of My Hands, de 2012, o que já é muito.

Alegrou muito minha tarde e evitou que eu me amargasse com a experiência surreal de comprar ingressos para Jesus Cristo Superstar pela Ticket For Fun. A minha vontade de esganar o pobre atendente se esvaiu ao ouvir os lindos falsetes do Morten Harket tocando no fundo. Quem disse que música não tem a capacidade de curar até os mais ferozes instintos assassinos?

Come to daddy!


Hoje em dia já se sabe que a sexualidade não desaparece com a idade. Os idosos costumam sublimar a sexualidade com o receio de parecerem ridículos como indivíduos sexualmente ativos ou por não se considerarem sexualmente atraentes.


O filme Gerontofília, a ser lançado em breve, deve trazer uma nova discussão sobre o assunto. O termo gerontofilia (o oposto, em comparação à pedofilia) é usado para designar a atração sexual por pessoas de idade avançada. No filme, um rapaz de 18 anos que sente atração por homens mais velhos vai trabalhar em uma casa de repouso e começa a se relacionar com um homem de 81 anos. No elenco estão Peter-Gabriel Lajoie, ator de 18 anos de idade e que é hétero na vida real, e Walter Borden, de 81 anos, gay na vida real. O diretor Bruce LeBruce esclarece pontos interessantes nesta entrevista.

Repetindo as palavras do diretor, eu também espero que no futuro, quando eu estiver bem idoso, eu tenha a oportunidade de encontrar com muitos gerontófilos e ser assediado por todos eles.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Gabriel


Você gostaria de ter um namorado calmo, incansável, sempre disposto, que nunca discute, que nunca discorda, que nunca o contradiz, que está sempre ao seu lado, e que você pode levar a qualquer lugar? Então já pode entrar aqui e comprar o Gabriel aí da foto, por 7.200 dólares, melhor representante do atual estado da arte em bonecos realistas para brincadeiras sexuais. O acesso ao site é difícil mesmo - a procura deve estar alta. Mais um sinal de que a vida não está fácil pra ninguém.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Namorados gêmeos


Meu primeiro namorado e eu nos tornamos muito parecidos com o passar do tempo. Tínhamos gostos e estilos muito próximos, e depois de alguns anos de convivência estreita tínhamos praticamente o mesmo peso e o mesmo corpo. Usávamos roupas um do outro sem nenhum problema, e mais de uma vez nos perguntaram se éramos irmãos. Acho bastante normal que a convivência faça as pessoas ficarem parecidas, apesar de isso não ser uma regra.

Existe também, por outro lado, namorados que se procuram no outro - ou que encontram no outro o estilo que procuram para si. Independente do caso, é interessante observar esta coleção de imagens do tumblr Boyfriend Twin que reúne imagens de casais que se parecem entre si. Em alguns casos a semelhança é realmente espantosa.

Ipea

O mais surpreendente em todo este imbróglio causado pela pesquisa do Ipea não é o próprio resultado da pesquisa. Até bem pouco no Brasil ainda se justificava o assassinato de uma esposa infiel como "crime de honra". Sempre se soube que o Brasil é um país notadamente machista e homofóbico - isso não deve ser surpresa para ninguém. Lamentável sim, surpreendente não.

Além disso, este tipo de pesquisa de comportamento social não faz muito sentido se não for observado ao longo do tempo. Sabemos a posição atual, mas o mais importante é conhecer a tendência. Estamos melhorando, ou piorando, ou estacionamos no preconceito. Para que lado, e com que velocidade, estamos indo?

O que existe de realmente surpreendente nesta história toda é a leviandade com que o resultado errado da pesquisa foi divulgado. Um instituto especializado em pesquisa e atuante há mais de cinco décadas, e de repente analisa o resultado de uma pesquisa importante olhando para um gráfico de ponta cabeça?? E divulga o resultado errado, causa uma comoção em todo o país, e demora mais de uma semana para se dar conta do erro?

Parece-me que temos aí mais um caso de incompetência crassa, o que tem acontecido no atual governo com uma frequência muitíssimo alta. Com órgãos, entidades e institutos do governo aparelhados pelo partido que valoriza unicamente o aspecto político e que tem pouquíssimos técnicos de alto nível em seus quadros, temos hoje inúmeros setores do país comandados por chefes que não têm capacidade nem mesmo para ser síndicos de um prédio de dois andares e quatro apartamentos. Há casos de profissionais com currículos absolutamente ridículos, promovidos diretamente de agentes de sindicatos a diretores de importantes entidades governamentais. Era mesmo só questão de tempo até dar nisso.

domingo, 6 de abril de 2014

Brincando com a AIDS

O assunto AIDS é delicadíssimo. Neste exato momento milhares de pessoas e famílias enfrentam grandes dramas pessoais por conta da disseminação do vírus. Por isso muita gente deve ter ficado de cabelo em pé quando soube que o Porta dos Fundos pretendia lançar uma série de vídeos com a história de um rapaz que descobre ter AIDS e sai para reencontrar suas últimas transas e alertá-las. Com AIDS não se brinca - devem ter pensado.

Pois o Porta dos Fundos surpreende mais uma vez com o lançamento do primeiro episódio, onde conseguem desmistificar o assunto e trazê-lo para um nível mais próximo da naturalidade. Foi-se o tempo em que não se pronunciava a palavra "câncer" em voz alta - desconstruir um tabu e estabelecer a naturalidade é a melhor forma de criar o diálogo que promove a informação. 

Segundo informações do próprio grupo, o Porta dos Fundos teve antes o cuidado de exibir os vídeos para amigos e conhecidos que são portadores do vírus da AIDS, que aprovaram a ideia.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

A classe operária vai ao paraíso (ou A Pica Rústica)


Estou adorando esta nova "tendência" de descoberta da beleza na força bruta. A última moda é o segurança gato do metrô, o mendigo gato, o lixeiro gato, o guarda noturno gato, o encanador gato, ou o tratorista gato (da foto) lá de Rio das Pedras. Jogue a primeira pedra quem nunca se rendeu aos encantos da classe operária.