Richard Blanco, poeta oficial da posse de Barack Obama. |
Obama tinha escolhido o reverendo Louie Giglio para fazer a bênção durante a cerimônia. Foi o que bastou para que a vida do reverendo fosse revirada ao avesso e se descobrisse que há cerca de 20 anos ele tinha feito declarações homofóbicas. A imprensa não deu descanso e o próprio reverendo Giglio acabou se vendo forçado a renunciar à honra. O comitê organizador da posse anunciou a desistência do reverendo, pediu desculpas pela escolha canhestra, e ainda se deu ao luxo de confessar que deveriam ter pesquisado melhor e que não o deveriam ter escolhido. A repercussão está até no New York Times.
Tudo isto serve para mostrar que, agora que não está comprometido com a obrigação de se reeleger, Obama deve demonstrar apoio mais aberto e direto aos gays e deve deixar claro que em sua administração não há espaço para o preconceito. Outro detalhe que aponta nesta direção é a escolha de Richard Blanco como poeta oficial da posse, com a importante missão de compor e recitar um poema durante a celebração. Richard Blanco é gay e de origem latina, e vive com o marido no estado do Maine, que acaba de aprovar a igualdade no casamento.
Como se tudo isto não fosse indício suficientemente forte da força pessoal que Obama pretende imprimir no apoio à diversidade durante seu segundo mandato, a Associação de Fanfarras Gays e Lésbicas foi convidada para marchar no desfile oficial.
Nos próximos quatro anos a marcha pela igualdade deve conseguir avanços e progressos sem precedentes na História.
Que sejam indícios de avanços reais!!!
ResponderExcluirFico pensando se o outro tivesse sido eleito...
Luciano.... voce traz boas notícias logo cedo. Gracias.
ResponderExcluirabraços
Voltei só pra dizer que, esse cara é lindo!!! Poeta ainda...jeitinho que eu gosto....kkk
ResponderExcluirpoxa, isso sim é mostra de respeito! fiquei até arrepiado!
ResponderExcluirYuri
Fiquei orgulhoso quando soube desta notícia ontem. Que bom!!
ResponderExcluirLuciano, a posse está marcada para o dia 21.(monday)
beijo...
Obrigado, Aldo, já corrigi no texto.
ResponderExcluirBeijo,
**
As Fanfarras LGBT já desfilaram na posse do primeiro mandato de Obama, em 2008, segundo o site acima indicado. E sem plumas, nem paetés, mais caretas do que o Exército da Salvação
ResponderExcluirmeio off topic mas, estranho ele ser de origem Latina, não possui feições Hispânicas.
ResponderExcluir