quarta-feira, 3 de junho de 2015

Descanso eterno

Ontem eu fiz uma viagem de urgência a Santos para participar do velório de um primo jovem muito querido que sucumbiu a um câncer devastador em poucos meses. E fiquei muito surpreso de conhecer o Memorial Necrópole Ecumênica - esta construção enorme aí da foto (a torre maior está em construção). É um cemitério vertical, talvez o maior do mundo. Um lugar todo dedicado à disposição de restos mortais, com lóculos, ossário, cinerário, crematório, espaço para velórios, e uma infinidade de outras facilidades. O espaço é ecumênico e não tem absolutamente nenhum símbolo religioso, como cruzes ou imagens. O hall dos velórios parece uma entrada de shopping center, é amplo, confortável, com sofás. E para os frequentadores o espaço oferece restaurante, um museu de carros antigos, jardins com pequenos riachos e peixes, um viveiro de aves exóticas - que contribuem para relaxar um pouco as pessoas que normalmente estão ali sob forte emoção.

E quando qualquer pessoa quiser visitar o local onde estão os restos mortais de um ente querido, basta tomar o elevador, ir até o andar onde fica o lóculo que guarda os restos mortais. Ali o visitante tem privacidade para cultivar a memória do morto na mais absoluta paz, com vista para a cidade.

Eu nunca havia ido a um lugar assim e gostei muito da solução. Fiquei levemente tentado a reservar um espaço na torre mais alta para quando chegar a minha hora.

5 comentários:

  1. Interessante ... uma idéia inovadora ...
    Meus sentimentos pela perda meu querido ...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Paulo. Algumas perdas são duras de assimilar.

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos, confesso que é algo que surpreende este complexo memorial dos que partiram, algo que mexe com os sentimentos.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Mogi das Cruzes a cidade em que eu moro também tem um cemitério vertical, creio ser uma boa solução.

    ResponderExcluir

Reservo-me o direito de ignorar solenemente alguns comentários.