Não é de hoje que as novelas vêm perdendo audiência para a Internet e os canais pagos, e para os novos hábitos de uma geração que simplesmente não aguenta ficar com a bunda no sofá muito tempo. Parece que todo mundo desta nova geração sofre de síndrome de Tourette - ninguém consegue ficar parado. Mas para a sorte de quem é noveleiro como eu, a Globo conseguiu colocar simultaneamente no ar dois produtos que trazem um pouco de ar fresco para a velha arte.
Insensato Coração tem ritmo de filme policial e uma trama bem amarrada que não caiu na mesmice de outras novelas. Desde A Favorita que não se via uma novela sem a tradicional "barriga" da falta de assunto no meio do drama; Insensato Coração não passa uma semana sem grandes revelações. Histórias paralelas com personagens especiais que entraram para apenas alguns capítulos deram um ar de minissérie para tramas menores que ajudaram a suportar a estrutura pesada da história dorsal mais longa. De uma destas tramas surgiu Araci, o personagem que certamente será um divisor de águas na carreira de Cristiana Oliveira.
Uma das personagens principais passou mais da metade do tempo na cadeia. Agora que a novela caminha para sua fase final Norma prepara sua elaborada vingança que promete render cenas com requintes de crueldade. Se você não liga por saber antes, clique aqui e leia os detalhes da vingança que Norma despejará sobre Léo. Não vejo a hora de ver estas cenas e sentir enorme prazer de ver o bandido pagar por tudo que fez. Se eu encontrar com o Gabriel Braga Nunes na rua ele corre o risco de levar um sopapos.
Mas a jóia rara da coroa é exibida pouco depois das 6 da tarde: Cordel Encantado, uma história encantadora que combina reis e rainhas de reinos de contos de fadas com cangaceiros e justiceiros do sertão nordestino sem deixar que a coisa desande para um samba do crioulo doido. A técnica de imagem dá à novela uma aparência de filme de cinema e valoriza os incríveis e elaborados cenários e figurinos. Tudo é um primor. Cada cena merece ser paralisada e transformada em quadro para se apreciar todos os pequenos detalhes dos móveis, das cortinas, das paredes, do vestuário.
Cordel Encantado revelou também um outro encanto: Domingos Montagner. Aos 49 anos Montagner é o protótipo do homem viril e charmoso naquela medida certa que resulta no rude excitante. Na novela ele é Herculano, o temível chefe dos cangaceiros. Na vida real ele é um pacato pai de familia que já teve até um circo e hoje está tentando processar o sucesso repentino. Montagner é atualmente o objeto de desejo de dez entre cada dez noveleiros.
Devido ao trabalho e faculdade ñ tenho acompanhado os folhetins, costumava ser noveleiro, mas conforme mencionado por vc, os últimos lançamentos não foram lá aquilo, exceto A Favorita. Dias atrás peguei um trecho de Cordel, e a tal combinação de charme e virilidade me deixou aluado por alguns dias.
ResponderExcluirMontagner é um tesão não menos que isso pode-se dizer, quem gosta de menino é pediatra eu gosto é de homenzarrão dessa safra aí, rsrsrs. Novela das seis é quem tá salvando a Globo desde "Escrito Nas Estrelas". "Insensato..." não bateu com meu santo, odeio tudo, até trilha sonora. Deborah Evelyn e Deborah Secco (será uma praga que se abate sobre toda atriz de nome Deborah?) tão fazendo o mesmo personagem que fizeram em Celebridade, do mesmo Gilberto Braga, volta a fita e vc vai ver... Macho Man melhorou, tô assistindo c/ menos birra agora.
ResponderExcluirÓtima novela - Cordel do fogo encantado - e esse Montagner - pelo amor, hein - e desses que eu goooosstoooo.
ResponderExcluirBoa noite
Abs.
Jura que você tem tempo de ver a novela das seis?
ResponderExcluirInvejinha MASTER
E isso que dá, chegar correndo, ler correndo e escrever correndo - resultado - merda.
ResponderExcluirO "fogo" é por minha conta.
Abs
Considero Cordel Encantado uma das melhores novelas , e o Domingos, nosso querido cangaceiro desejado -uma revelação.
ResponderExcluirAqui no Ceará, a novela é um sucesso por retratar , mesmo de forma muito romanceada, a realidade de um povo sofrido, que nos dias de hoje ainda acredita em profetas.
Definitivamente não tenho saco para novelas ... há muito tempo isto ... rs
ResponderExcluirMENOS QUERIDO!!! NOVELA É UM SACO!!! ALTAMENTE PREVISIVEL.
ResponderExcluirNovela só tenho tempo de ver a das 21hs, quando estou jantando com a minha mãe, que é noveleira ao extremo. As vezes vejo a das 18hs no carro, na TV do GPS. Esse Montagner é uma delícia de homem mesmo, tudo de bronco e viril. Mas meu sonho de consumo continua sendo o Marcelo Valle, de Incensato Coração, que tem feito par com a Deborah Evelyn. Eta homem bonito, ainda mais agora, grisalhinho, todo papai... ai... ai...
ResponderExcluirMinha paciencia pra novela tende a menos infinito...
ResponderExcluirMas que esse Montagner é do tipo que eu gosto isso é... Como disse Papai Urso do Interior ai em cima: "quem gosta de menino é pediatra"...
Abraços!!
Eu não quis assistir Insensato Coração achei muito chato o enredo, e ainda por cima tem uns atores nesta novela que eu detesto já encheu. Quanto a trama de vingança da personagem da Gloria Pires acho que vou ver interessante.
ResponderExcluirQuanto a Cordel Encantado estou assistindo e adorando, ela é maravilhosa em todos os quesitos, quanto o Capitão Herculano o Jagunço acho simpático, mas o Coronel Timóteo Bruno Gagliasso hummmm que piteu, mas eu prefiro mesmo é o Libanês Tufic nossa ele sem camisa é um TESÃO peitoral peludo hummmmmmmm.
Um adendo: Montagner ainda é dono do Circo Zanni, um circo de numeros sem trapézio e aéreo. Uma coisa q me emocionou é o principezinho reproduzir a história de S. Francisco de Assis, lembra de Irmão Sol, Irmã Lua do Zefirelli. Na cena da doação das roupas, chorei! Lindo. Agora a novela Tô Sem Saco Coração, me parece demais repetitiva.
ResponderExcluirLuciano, vou ficar com menos peso na consciencia agora. Achei que sou eu visse as 2 novelas. Fabio SJC.
ResponderExcluirencontro o gabriel braga nunes no vestiário da academia...e não é sopapo q eu tenho vontade de dar nele não...rs
ResponderExcluir