quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gay and proud

É realmente formidável o que está acontecendo nos Estados Unidos, em que praticamente todos os dias há dezenas de notícias de avanços da comunidade LGBT. As diferenças nos horizontes do país são enormes mesmo se considerando o curto espaço de alguns meses. Hoje foi a vez deste vídeo emocionante em que o diretor de uma escola de ensino médio surpreendeu a todos os alunos, no meio do discurso das festividades que celebravam exatamente a diversidade e apoio à comunidade GLBT, ao anunciar que era gay. A emoção é tão grande, o momento é tão difícil, que a tensão que ele vivencia é quase palpável.
A notícia pegou todo mundo de surpresa e o apoio e solidariedade que ele recebeu foram impressionantes. (Se tiver dificuldade de ver o filme na janela acima, acesse aqui).

6 comentários:

Anônimo disse...

Luciano, tenho trinta anos e, apesar dos percalços, sinto-me grato por viver nesta época de transformações favoráveis para os LGBT. Volta e meia, quando vejo uma notícia positiva para a Comunidade Gay, me pego pensando em grandes personalidades da História que, mesmo contribuindo de alguma forma com o progresso da humanidade, sofreram perseguição por causa de sua sexualidade.
É importante levar em consideração que para chegar até este estágio de plena aceitação a ponto de fazer o que fez o diretor, antes é necessário passar por um processo de auto-aceitação onde é preciso exorcizar os fantasmas internos que habitam nosso pensamento nos fazendo reféns do medo, da angústia e da vergonha.
Eu, por exemplo, enquanto escrevo este comentário estou ouvindo uma seleção de músicas dos anos 80 no Youtube e entre elas está "I will survive" da Glória Gaynor. Eu tinha verdadeiro horror a esta música por ela representar um hino para tudo aquilo que eu odiava e tentava negar para mim mesmo. Agora, se a incluo na minha playlist o faço com a naturalidade de quem está em processo de saída lenta porém gradual do armário, já que assumir para mim mesmo que sou gay não é mais um pesadelo.
Felicidades ao diretor!

Francisco.

Luciano disse...

@Francisco,

Gostei das suas palavras. O processo realmente é difícil e muita gente tem muito a arriscar. O diferencial é que cada vez mais o risco é menor.
O diretor, por exemplo, em outros tempos poderia perder o emprego. No entanto o primeiro a abraça-lo foi o prefeito da cidade, que discursava ao lado dele. Tudo isso que vamos vendo vai dando muita força pra gente.

Vai ter um dia em que tudo será tão natural que a forma que muitos vivem hoje em dia vai parecer piada.

Abraço!

M. disse...

Luciano, gostei muito do pronunciamento dele. É palpável a emoção, o receio e a alegria dele ao ser abraçado.
Voce sabe que minha torcida é por todos nós(héteros, gays, trans, bi e qq orientação que seja), e por uma vida sem preconceitos. Como voce mesmo disse um dia, espero não distante, tudo isso parecerá piada.

@Francisco...suas palavras complementam o vídeo. Orgulhe-se do que é. E não digo por ser gay, mas por ser um camarada em paz consigo mesmo. Abraço e vá em frente.

Beijos Luciano

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

"Vai ter um dia em que tudo será tão natural que a forma que muitos vivem hoje em dia vai parecer piada." Eu creio nisto!!!

Gera Careka disse...

Me dá muito orgulho ao ver esses acontecimentos pipocando de diversos "cantos" do mundo! O orgulho está exatamente porque experimentamos dificuldades, superamos barreiras e conseguimos nosso lugar ao sol! Falo por mim e por muitos amigos meus! Fico imaginando estas cenas acontecendo em colégios públicos aqui no Brasil!
Também creio que o futuro está bem próximo!

Júlio Paiva disse...

Sonho com o dia que isso não será mais notícia, no sentido de que isto não cause mais estranhamento.