segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Um novo papa, um novo tempo

O papa Bento XVI acaba de anunciar ao mundo que renunciará do pontificado e deixará a posição vaga a partir do próximo dia 28, em pouco mais de duas semanas. A fragilidade natural da idade (o papa tem 85 anos) começa a impor restrições ao desempenho pleno da função.

Além da fragilidade física, para uma pessoa de 85 anos de idade fica cada vez mais difícil acompanhar as mudanças de um mundo dinâmico e de uma sociedade em constante evolução. A igreja católica perdeu muitos fieis nos últimos anos por não ter aprendido a acompanhar os ventos dos novos tempos. O novo papa terá um trabalho maravilhoso pela frente, principalmente o de trazer a igreja católica para o século 21.

10 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Algo difícil de se tornar realidade em uma instituição tão atrasada e composta em sua cúpula só de babacas ... mas quem sabe vc não tem razão e sua esperança ...

qto ao Bento ... já vai tarde ...

bjão

M. disse...

Papa Joao Paulo II não renunciou. Cumpriu sua missão até o fim. O Bento, na minha opinião, percebeu que não consegue acompanhar as mudanças necessárias, perdeu muitos fieis e esse ato dele fará com que muitos também deixem de seguir a instituição.
Que o próximo seja um homem forte... e que tenha a mente mais aberta... mais amorosa... mais humana.
Sabia que vc estava ligado... rsr. Sempre né Luciano.
Abraços

Anônimo disse...

Menor participação na agenda do Poder e um retorno aos Evangelhos já bastam pra colocar o novo Papa no panteão da Igreja, ao lado de Francisco, Agostinho e Teresas...

Raphael Martins disse...

Já vai tarde !

Anônimo disse...

E os evangélicos ganharam muitos fieis porque suuuuper acompanham os novos tempos.#fail

Unknown disse...

Se o novo candidato tiver em idade de 70 anos, daqui 10 anos outra renúncia, deveriam colocar pelo menos um com 50 anos, e que faça mudanças, mas acho bem difícil, são muito conservadores, e outra coisa, as imagens deste papa são muito engraçadas é cada clique que o fotógrafo pega!!! Sem falar nos esbarrões com o microfone que este papa dava ao falar. Vamos aguardar, e esta eleição é tão complicada, cheia de ritos e cansativa!!!!

Anônimo disse...

encarar de frente a pedofilia desenfreada na Igreja e os escândalos financeiros do Vaticano, nada, né Ratzinger? fraco ou covarde vc?

Dimas disse...

Demorou para sair...
Espero que o próximo seja mais coerente e pense mais nos dias de hoje, que não fique preso em idéias medievais.

Descanse Bento.

ivan disse...

adorei a foto e a legenda... kkkk! :)

ivan

P. Florindo disse...

Fui pego de surpresa porque nem sabia que um papa poderia renunciar e se soubesse, me surpreenderia ainda mais sendo Bento 16.

No entanto, não sou tão otimista em pensar que o novo papa irá trazer a igreja para o séc. 21. Quem quer que seja escolhido, foi criado em uma época onde as pessoas não eram tão livres e que a tensão era constante (guerra fria). O que quero dizer com isso é que só quando elegerem um papa nascido a partir dos anos 1970 (o que vai demorar algumas décadas) é que iremos poder esperar um papa mais mente-aberta e menos retrógrado.