sexta-feira, 10 de junho de 2011

O corpo do bombeiro

Desde os tempos do José Albucacys (eike saudades!) que não se falava tanto em corpo de bombeiros. Acabei de ler que foi decretada a soltura dos 439 bombeiros presos no Rio e fiquei contente. Era um abacaxi enorme que a corporação tinha em mãos. Eles tinham que ser presos porque a disciplina militar não permite que um motim fique na base do deixa-pra-lá. Por outro lado não existe organização mais querida e admirada no Brasil. Os estudantes, os artistas, as donas de casa, a Luma, eu, a tia Zulmira, a dona Esmeralda e todo mundo da minha rua, achamos a prisão uma puta falta de sacanagem.

Em 2002 um instituto de pesquisas fez um levantamento sobre confiabilidade de instituições. Descobriu-se que para 90% dos brasileiros as instituições mais confiáveis eram a família, os correios, e os bombeiros. Família, cada um tem a sua e sabe onde está pisando. Os correios, da lá pra cá, viraram uma organização corrupta com participação ativa nos mensalões e nas arrecadações ilegais de campanhas políticas com a consequente deterioração da qualidade dos serviços. Mas os bombeiros continuaram firmes no posto, embora a gente só lembre deles quando lê nos jornais sobre os atos heróicos principalmente nas temporadas de chuvas e enchentes.

Os bombeiros arriscam suas vidas o tempo todo para tapar os buracos de segurança deixados por uma administração corrupta que só sente descaso pela população. Um bombeiro do Rio de Janeiro recebe em média um salário de 750 reais no final do mês - são os mais mal pagos do país. Nunca na história deste país se sentiu tanta vergonha.

12 comentários:

Don Diego disse...

Já q vc citou o Albucacys...lembra da polêmica toda quando vídeos e fotos dele de pau duro apareceram por aí, depois de papinhos (gravados) q ele teve no MSN com um gay se passando por mulher?

S.A.M disse...

Bombeiros: Todos gostam.

Fernando disse...

Jesus amado, apaga esse fogo! :D

Daniel Cassus disse...

Acho que aqui no rio, os bombeiros e os lixeiros da COMLURB disputam o topo de função mais querida da cidade. é realmente uma vergonha o que aconteceu.

Realmente, pelo lado legal, eles cometeram crime. ainda bem que vão responder em liberdade. Mas por outro, a luta deles é justíssima! ainda mais nesse estado calamitoso que volta e meia acontece uma "tragédia natural".

Uma Cara Comum disse...

Bombeiros são realmente tudo de bom. Todo mundo gosta e não dá pra não apoiar nesta calça... digo, apoiar esta causa... rs

Abraços!!

tommie disse...

O que ng fala é que bombeiro tem porte de arma e muitos trabalham fazendo segurança. O que isso tem a ver? Bombeiro, armado? Pra apagar o que?

CriCo disse...

Eu gostava do Albucacys quando ele tinha peito peludo... ainda tenho o calendário daquele ano, quando a "mata atlântica" do tórax ainda estava intacta... :D

Lobo disse...

Sou super simpático com a causa deles. Sei lá, talvez por ser professor, por muito pouco não ter sido bombeiro, e sofrer pra carai também com essa história de profissão de base que nem sonha em ganhar o que merece. Daqui a uns dias são os professores presos lá :p

Papai Urso do Interior disse...

Saudades daquela mata atlantica no peitoral bonito por natureza, aquelas fotos renderam momentos quentes entre eu e eu mesmo in the W.C. rsrs. Veja só são lindos, são queridos, são herois e tem de se virar com 750 ou 900 ao mês! Professores tão na mesma estatística mal paga. Apoio total ao freelance como segurança, se tivesse porte de arma faria idem, sem os extra-activities nem dignidade mais eles teriam, da mesma forma que professores tem de dar aulas particulares ou em n-escolas p/ complementar o malvado orçamento. Quem tem contas a vencer e um saldo vergonhoso desses no fim do mês, tem mais é que denunciar essa vergonha nas ruas mesmo! Tiricas e Bolsonazis que ñ fazem sequer um milésimo tem 26 mil mensais, isso é Brasil #Odete Roitman thoughts 4ever!

Anônimo disse...

sinto pena, pois o custo de vida no rio é altissimo, tudoé caro. realmente é dificil viver e sustentar familia com tao pouco.

Anônimo disse...

eu ate fiz uns programinhas com um bombeiro daqui do rio ( lindo) ele ganhou mais und trocos e eu fiquei feliz pq o tanquinho, o rosto e o resto eram divinos, conheci em uma famoso academia do rio, ele fazia jiu jitsu comigo.

Anônimo disse...

Nossa que delicia heim, prefiro ele PELUDÃO imagina ele com marca de sungão puts, ei sortudo o cara aqui que escreveu que fez progragaminha com um bombeiro puts sortudo!!!!
Realmente ganhar esta miséria nossa lamentável enquanto isso os deputados e senadores nadam em dinheiro as nossas custas, desliguem a TV em horário político é o melhor e na eleição voto nulo!!!! Em 2014 meu voto será NULO!!!