quarta-feira, 3 de junho de 2015

Descanso eterno

Ontem eu fiz uma viagem de urgência a Santos para participar do velório de um primo jovem muito querido que sucumbiu a um câncer devastador em poucos meses. E fiquei muito surpreso de conhecer o Memorial Necrópole Ecumênica - esta construção enorme aí da foto (a torre maior está em construção). É um cemitério vertical, talvez o maior do mundo. Um lugar todo dedicado à disposição de restos mortais, com lóculos, ossário, cinerário, crematório, espaço para velórios, e uma infinidade de outras facilidades. O espaço é ecumênico e não tem absolutamente nenhum símbolo religioso, como cruzes ou imagens. O hall dos velórios parece uma entrada de shopping center, é amplo, confortável, com sofás. E para os frequentadores o espaço oferece restaurante, um museu de carros antigos, jardins com pequenos riachos e peixes, um viveiro de aves exóticas - que contribuem para relaxar um pouco as pessoas que normalmente estão ali sob forte emoção.

E quando qualquer pessoa quiser visitar o local onde estão os restos mortais de um ente querido, basta tomar o elevador, ir até o andar onde fica o lóculo que guarda os restos mortais. Ali o visitante tem privacidade para cultivar a memória do morto na mais absoluta paz, com vista para a cidade.

Eu nunca havia ido a um lugar assim e gostei muito da solução. Fiquei levemente tentado a reservar um espaço na torre mais alta para quando chegar a minha hora.

5 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Interessante ... uma idéia inovadora ...
Meus sentimentos pela perda meu querido ...

Luciano disse...

Obrigado, Paulo. Algumas perdas são duras de assimilar.

Anônimo disse...

Meus sentimentos, confesso que é algo que surpreende este complexo memorial dos que partiram, algo que mexe com os sentimentos.

Júlio Paiva disse...

Aqui em Mogi das Cruzes a cidade em que eu moro também tem um cemitério vertical, creio ser uma boa solução.

Homem, Homossexual e Pai disse...

Interessante, ja tinha ouvido falar...