quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Rebuceteio

Fiquei ouriçado de saber que no ano que vem a Globo vai apresentar um remake da novela O Rebu, exibida originalmente em 1974. O Rebu foi uma das novelas mais instigantes que já assisti. Para começar, a trama se passa todinha em um único dia durante uma grande festa na casa de um magnata, e na manhã seguinte (quando a gente descobre que houve um assassinato durante a festa), com alguns flashes do dia anterior. Passam-se vários capítulos até descobrirmos quem morreu e a novela toda para descobrirmos quem matou. A estrutura linear da narrativa é todinha desconstruída e as cenas são fragmentadas como num quebra-cabeças, e tudo é feito de forma absolutamente inteligente.

Além disso tudo, a novela ainda tinha um romance secreto entre o magnata (interpretação magistral do falecido Ziembisnki) e um michê (feito pelo Buza Ferraz, também já falecido, lindo na época com 24 aninhos de idade). Tudo na novela transgredia o que já havia sido feito antes.

Não vejo a hora de conferir se vão conseguir refazer a novela com a mesma maestria do original ou se vão destruir algo que na minha memória afetiva ocupa um lugar muito especial.

7 comentários:

M. disse...

Me lembro quando passou, mas nao vi.
Era a novela das 22:00hs e proibida para menores. Espero que o remake seja realmente bom.
Abraços

Dimas disse...

Na época eu tinha 16 anos, adolescente, e devido ao horário, só assistia de vez em quando.
Mas, sem dúvida, foi o roteiro mais original de uma novela, feito até hoje. Ansioso para ver e muito curioso com a escolha do elenco !

Anônimo disse...

Probabilidade de destruírem totalmente a obra: 100,01%

aldo disse...

Já vi esse roteiro em algumas novelas...

Acho que vou dormir quando tiver passando...

Unknown disse...

Eu só tinha 3 anos!!! Fiquei sabendo mais sobre esta novela nos especiais da plim plim. A novela é muito interessante, mas provavelmente poderão destruir a obra. Feito Saramandaia gostei não desisti de ver. Uma novela que poderiam fazer um remake atual e daria certo é Ninho da Serpente, exibida pela Band nos anos 80, quando a inesquecível Cleyde Yáconis principal personagem da novela, onde fazia magestralmente uma rica e aristocrática mulher de origem familiar paulistana quatrocentona.

wair de paula disse...

as chances de deixarem a trama mais palatável e menos transgressora são muito grandes, infelizmente.

Unknown disse...

Esta novela foi um marco da teledramaturgia, uma inovação surpreendente para a época! Outra que cito aqui foi "O Grito" de Jorge Andrade, com uma sinopse fascinante mas que o público não aceitou durante sua exibição, também inteligente demais! Mas de remakes eu só gosto quando o próprio autor(a) está vivo ainda, em plena atividade! Um exemplo : Ivani Ribeiro; Todas as suas obras na Globo eram adaptações de novelas suas feitas na Tupi e ela era fiel em tudo, não mudava nada, se compararmos algumas cenas por exemplo de Mulheres de Areia (1973) e o remake de 1993, são idênticas, até o texto! Mas quem pega uma história hj em dia e faz uma nova adaptação, muda tudo, inclui novos personagens, exclui outros, enfim, uma verdadeira deturpação da obra original! Infelizmente...mas pode ser que com "O Rebu" consigam um certo êxito... o tempo dirá! Abraços.