domingo, 28 de outubro de 2012

Para todos os gostos

Esta é aquela época do ano em que os discos natalinos começam a pipocar pelas lojas. Com a crise no mercado fonográfico cada vez mais intensa, todo mundo que é alguém no mundo da música resolveu lançar o seu e garantir alguns trocados extras para os presentes de final de ano. Tem para todos os gostos.

Para a vovó antenada tem o Merry Christmas, Baby, do Rod Stewart. O disco traz versões de Silent Night (Noite Feliz) e a infalível Auld Lang Syne, poema escocês do final do século 18 que foi musicado e é hoje a música preferida sempre que há mais de 3 pessoas comemorando alguma coisa (no Brasil é a famosa Valsa da Despedida "adeus, amor, eu vou partir, ouço ao longe um clarim..."). Tem também duetos com Mary J. Blige, Cee Lo Green e Michael Bublé, além de um dueto póstumo com Ella Fitzgerald.


Para o sobrinho surfista tem Christmas in the Sand, da Colbie Caillat, com a promessa de um Natal com menos neve e mais sol. Colbie Caillat tem uma voz gostosinha que mais ou menos padroniza tudo que canta, e que acaba sendo ideal para as cantigas de Natal ouvidas como música de fundo na noite com a família. Também inclui uma gravação de Auld Lang Syne que resultou gostosa de ouvir, e outra música infalível nesta época: Baby, It's Cold Outside, em dueto com Gavin DeGraw.


Para o tio moderninho tem Tinsel and Lights, da Tracey Thorn. O disco traz Ben Watt no violão e piano, para matar as saudades do Everything But The Girl. Além de dez canções tradicionais de fim de ano, o álbum traz também duas inéditas compostas para este projeto. O ponto alto fica com a interpretação de River (da Joni Mitchell), uma das dez músicas mais bonitas já feitas, e que depois de adotada como música de final de ano passou a ser obrigatória nos discos natalinos.


Para o primo descolado tem Cee Lo's Magic Moment, do Cee Lo Green que também traz uma gravação de Baby, It's Cold Outside (aqui em dueto com Christina Aguilera) e também traz uma gravação de River (da Joni Mitchell), músicas que nunca são demais em qualquer compilação de final de ano. Numa das faixas mais animadas (All You Need Is Love) Cee Lo Green faz dueto com os Muppets.


Esta temporada de final de ano parece estar sendo realmente uma das mais produtivas já vistas em termos de lançamentos. Lady Antebellum e o country Blake Shelton também disponibilizaram seus álbuns natalinos nas últimas semanas.

Mas se as músicas temáticas de final de ano não são o seu forte, não se preocupe. Há muitas outras opções de presente musical sem necessidade de recorrer aos sininhos de Jingle Bells. Macy Gray, por exemplo, acaba de lançar um disco bastante corajoso. Em comemoração aos 40 anos do lançamento de Talking Book, do Stewie Wonder (o disco aniversaria exatamente hoje, tendo sido lançado em 28 de outubro de 1972), Macy Gray refez o disco faixa por faixa em gravações super inspiradas. Para se ter uma ideia da importância do projeto, Talking Book é simplesmente o álbum de onde saíram You Are The Sunshine Of My Life, Superstition, Blame It On The Sun e I Believe (When I Fall In Love It Will Be Forever).


Outra opção para quem não se amarra nos sucessos natalinos é American Soul, do Mick Hucknall (a voz do Simply Red) - talvez o melhor lançamento do mês. Exatamente como Seal fez em Soul e Soul 2, Mick Hucknall regravou antigos clássicos da música soul americana. Simplesmente uma delícia. Tem Don't Let Me Be Misunderstood, It's Impossible (que me fez relembrar com saudades de Johnny Mathis tocando nos bailinhos românticos da minha juventude), e uma gravação tocante de I'd Rather Go Blind que já coloquei de imediato entre as melhores versões já feitas deste clássico da Etta James.

Neste final de ano pode faltar tudo, mais algo que decididamente não vai faltar é música.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu me emociono e muito com estas músicas natalinas na voz de Bing Crosby e olhe que não sou do tempo dele, o que é bom dura séculos!!!

wair de paula disse...

Para tudo!! Tracey Thorn fazendo album com musicas natalinas?é definitivamente o final dos tempos...