domingo, 7 de julho de 2013

Truque de Mestre


Truque de Mestre (Now You See Me, 2013) acerta em todas as direções. Primeiro, com o elenco. Como não gostar de um filme que tem Mark Rufallo, Morgan Freeman e Michael Caine? Não há uma única nota destoante no elenco. Tem Jesse Eisenberg em um papel muito parecido com o Zuckerberg de A Rede Social, mas porque o personagem aqui também é muito parecido: inteligência acima do normal, excesso de autoconfiança, rapidez de raciocínio. Tem a francesa Mélanie Laurent, que traz um charme especialíssimo com a beleza, o sotaque sutil e uma certa fleuma europeia que serve de contraponto para a sofreguidão da polícia americana. E tem também Dave Franco - irmão mais novo do James Franco - dono de um sorriso capaz de desarmar uma guerra.

O texto é uma glória. Quem entende inglês e assistir no original vai se deliciar com as frases de efeito que parecem ter sido cuidadosamente esculpidas pelas mãos de um roteirista muito hábil. Todo diálogo é recheado de ironias finas e sarcasmo inteligente destilados em frases de efeito que ficam na memória e têm tudo a ver com o filme, como "Primeira regra para quem quer fazer mágica: é preciso ser o mais inteligente do recinto" ou "Quanto mais se olha, menos se vê". Estas frases resumem a estratégia do filme, que fica clara desde as primeiras cenas: nada é o que parece ser e você estará sendo enganado o tempo todo.

Na história, quatro ilusionistas foram preparados durante um ano por uma pessoa misteriosa de identidade desconhecida para realizar um grande golpe envolvendo o roubo de milhões de dólares com técnicas de ilusionismo. Tudo é feito na frente de milhares de pessoas com um mise-en-scène espetacular e dramático, típico dos shows de ilusionismo, e resta ao FBI e à Interpol decifrar o mistério ou assinar o atestado de idiotas declarando que os quatro são mesmo mágicos com poderes paranormais. Michael Caine é o grande empresário que está financiando o show dos ilusionistas, Morgan Freeman é um destes caras que se dedicam a revelar o segredo de grandes farsas, e Mark Ruffalo é o detetive do FBI meio atrapalhado e muito cético responsável pelas investigações.

O roteiro é muito bem amarrado e não deixa um único segundo desinteressante ou desnecessário. Uma delícia do primeiro ao último segundo.

3 comentários:

Dimas disse...

Por tudo que você escreveu- elenco, roteiro, atores - estou muito curioso para ver o filme.
É do tipo que me agrada muito: gosto de surpresas, roteiros inteligentes e finais surpreendentes.
Pena que vou esperar um pouco para viajar até Fortaleza para assistir ao filme...
Valeu pela dica e texto muito bom!

wair de paula disse...

Doido para ver. Mesmo pq me❤Woody H...

wair de paula disse...

Vi ontem...E ADOREI. abs