terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O mundo está desmoronando?


Eu olho estas fotos do prédio que desmoronou parcialmente em São Bernardo do Campo ontem à noite e não consigo afastar da cabeça a imagem típica de filmes de ficção ou desenhos animados de edifícios atingidos por objetos que caem do espaço. O prédio parece ter sido atravessado de cima a baixo por algo descendo ou subindo em grande velocidade. Mas, infelizmente, esta tragédia não é ficção ou animação.

O único consolo que nos resta é saber que destas tragédias tiramos lições que evitarão outras perdas de vida no futuro. Grande parte da legislação de dispositivos obrigatórios contra incêndio e dos recursos utilizados pelo corpo de bombeiros no Brasil nos dias de hoje surgiram após os grandes incêndios do Joelma e do Andraus. Após este acidente em São Bernardo e o desmoronamento no Rio na semana passada os conselhos de engenharia civil certamente vão reavaliar os os procedimentos em vigor para a inspeção de construções. Aos poucos vamos aprendendo... 

10 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

o q eu aprecio mesmo é o seu otimismo! #fato

DPNN disse...

os pais de uma amiga têm (tinham) um estabelecimento bem neste prédio. Conseguiram sair em tempo, mas perderam tudo. A imagem da foto tem um ar de "Donnie Darko", parece efeito especial.

Ainda bem que eu moro em uma casa, pois do jeito que os prédios andam caindo!

Dan disse...

otimista mesmo!
mas eu torço, como vc!
:D

Edilson Cravo disse...

O que mais me causa espanto nos dias de hoje é que tem pessoas comprando diplomas falsos pela Internet; inclusive de "engenheiros". O CREA tem que abrir o olho neste povo.
Abraços.

Irony Lady disse...

Favelas pegam fogo toda semana, matando gente e queimando tudo, e a classe média branca que declara imposto de renda nem se manifesta, nem acha que caiu meteoro, nem acha que se tira alguma lição. Ou seja, pobre que se exploda.

David® disse...

mas o f0da é q precisa morrer gente pra isso acontecer.

CriCo disse...

Nossa, lembrei de Donnie Darko tb com essa imagem. Surreal.

Anônimo disse...

O CREA nada mais é que um cartório que se atém a cobrar (caro) da sociedade todos os procedimentos profissionais que envolvem as categorias sob suas asas. A fiscalização que fazem na verdade é a pura verificação do pagamento de taxas devidas e registro nas anotações de responsabilidade. O lema deles, que inclui "em defesa da sociedade", fica só no papel (moeda).

Hétero disse...

Voce está certo ao dizer que os grandes acidentes, como incêndios, obrigaram à criação de legislação e procedimentos de segurança. Mas achar que o CREA vai contribuir para alguma coisa é ingenuidade demais. Ali todo mundo está ocupado em posar para as fotos da Revista do CREA [papel couché e cores] e a multar os profissionais para garantir as mordomias, diárias nababescas et caterva.

Anônimo disse...

Com todas estas tragédias acontecendo, vejo que o Brasil não está preparado para nada!!!! Já imaginaram algum cataclisma, ou alguma revolução mais severa aqui no Brasil da natureza, quanta gente vai morrer, por falta de estrutura e preparo e gente suficiente para isso? Estamos é lascados mesmo!!!!