domingo, 12 de fevereiro de 2012

W.H.

Era a metade dos anos 80 e eu estava na Arábia Saudita trabalhando como engenheiro. Os dias eram vazios depois do trabalho, num lugar onde praticamente inexiste diversão. O consolo eram a música e a leitura. Eu passava horas lendo e ouvindo música. E olhando para o teto. E ouvindo Whitney Houston.

Whitney Houston não parecia fazer esforço para cantar - dava a impressão de simplesmente abrir a boca e soltar aquela voz extraordinária. Os técnicos têm explicações complicadas sobre sua voz, que alcança três oitavas - feito impossível para a maioria dos mortais comuns, etc. Para os fãs, era só mesmo uma voz excepcional interpretando músicas que fizeram parte da vida de todos que viveram nos anos 80 e 90. Acho que não há uma pessoa que não tenha vivido aquela época e que não tenha cantado junto em I Will Always Love You, a música de Dolly Parton que foi ressuscitada por Whitney Houston na trilha de O Guardacostas e que conseguia estar em todos os lugares ao mesmo tempo naquela época. 

A decadência atribuída às drogas, ao álcool, e ao casamento desastroso com Bobby Brown também foi publicada, televisionada, filmada, e exibida - como tudo neste mundo atual de alta exposição. A própria cantora parecia assustada e desorientada com o fato de que aquele dom a tinha abandonado.

O tempo vai se encarregar de suavizar as lembranças do final patético e Whitney Houston certamente será lembrada no futuro pelos inesquecíveis sucessos dos anos 80 e 90. Eu gosto sempre de revê-la nesta primeira apresentação pública, com apenas 19 anos de idade (a apresentação é de 1983 e não de 1985 como diz o letreiro inicial), com um rostinho quase assustado de adolescente, quando ela certamente não tinha a menor ideia do que viria pela frente nos próximos anos.

5 comentários:

Dimas disse...

Hoje de manhã enquanto os hóspedes tomavam café, fui até a recepção e antes de ler as mensagens ví a notícia da morte dela...

Voz maravilhosa, uma das cantoras mais afinadas e deixando a vida com apenas 48 anos.

Que seja mais feliz no "outro lado" e que encante todos os anjos com sua voz !

CriCo disse...

Depois da Amy, a Whitney é a melhor campanha anti-drogas da atualidade. R.I.P. Whitney...

railer disse...

triste isso. mais uma vítima de drogas. espero que sirva de exemplos pra outros não irem pelo mesmo caminho.

e minha vizinha tá tocando o disco dos greatest hits da wh hoje o dia todo... não precisa tanto, né?

Edilson Cravo disse...

Bonita homenagem.
Linda semana.
Abraços.

Anônimo disse...

Whitney R.I.P