terça-feira, 13 de agosto de 2013

John Corvino e a moral homossexual

É surpreendente que a luta pelos direitos LGBT tenha amealhado tantas conquistas no Brasil considerando o pouquíssimo espaço para debate a que teve direito ao longo dos anos. Não obstante todos os incansáveis ativistas do passado, não havia foro público ou de alcance onde se presenciasse uma defesa da homossexualidade. Até bem pouco tempo atrás isso seria impensado. Felizmente hoje temos pessoas como o deputado Jean Wyllys, o dr. Dráuzio Varela, ou o dr. Contardo Caligaris - só para mencionar alguns nomes, que conseguem desarmar qualquer argumento obsoleto com uma única frase, e que têm publicado excelentes artigos em jornais e revistas de grande circulação.

Os Estados Unidos já são há mais tempo pródigos em pensadores de cabeça iluminada, como Dan Savage e John Corvino - por exemplo, que vêm conseguindo, com argumentos irrefutáveis, mudar todo o pensar que vigorou por gerações.

John Corvino é professor de Filosofia na Universidade Estadual de Wayne, em Detroit, e tem um jeito tão especial e acessível que suas palestras deveriam ser obrigatórias para todo mundo que esteja buscando respostas para os dilemas da moral homossexual. A palestra completa What's Morally Wrong With Homosexuality? com uma hora de duração, que antes era vendida em DVD, está agora disponibilizada de graça pelo próprio John Corvino pelo YouTube (aqui). Mas se você não tem todo este tempo, veja pelo menos estas apresentações curtas sobre alguns temas polêmicos. Nunca foi tão fácil entender.

Sobre sexo anal:


Sobre o propósito fundamental do sexo com considerações sobre masturbação, São Tomás de Aquino, e o quê é natural:


Outra apresentação muito interessante sobre a homossexualidade ser "natural" ou "não natural":


Pesquisando no YouTube é possível encontrar outras dezenas de vídeos curtos do John Corvino, todos fascinantes, versando sobre os mais variados aspectos da moral homossexual. Imperdíveis.

3 comentários:

Cocada.g disse...

Poxa precisamos de pessoas como ele no Brasil consegue desmantelar qualquer argumento anti-gay. Quem sabe no futuro não teremos?
abraços!

daniel disse...

Post maravilhoso, como alias a maioria!! Parabéns!

Anônimo disse...

Você conhece a obra do João Silvério Trevisan? SOU FASCINADO POR ESSE CARA. Ele abriu espaço com seus livros esclarecedores numa era pré-internet.