quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os fundamentalistas são invejosos enrustidos


A mesma Folha de S. Paulo que esta semana trouxe um artigo lamentável do João Pereira Coutinho traz hoje o dr. Contardo Calligaris com mais um de seus textos cativantes (link para assinantes). Hoje Contardo Calligaris explica em poucos parágrafos o que se passa na cabeça de um fundamentalista e tira uma conclusão bastante lúcida: "O fundamentalista não consegue praticar normas que ele prega e sente inveja de quem não as respeita". Em português claro, o fundamentalista é um invejoso enrustido. Ele se propôs a viver uma vida de acordo com fundamentos severos que não consegue cumprir na totalidade e sente inveja das pessoas que estão de bem com a vida.

Mas o ponto mais importante do artigo está no subtítulo que a Folha usou para a chamada de capa: "Eu implico com fundamentalista que quer legislar". O dr. Contardo explica que respeita as posições dos fundamentalistas mas não admite que estes a tentem estender para todos os outros. E vai mais além, ao mencionar os embates entre homossexuais e fundamentalistas evangélicos com uma conclusão brilhante:
"Por isso, no debate (ou na gritaria) entre homossexuais e evangélicos, por exemplo, nem preciso decidir se gosto mais de Oscar Wilde ou do apóstolo Paulo. 
Pois, bem antes e independentemente disso, a oposição relevante é a seguinte: os homossexuais não pretendem que os evangélicos passem todos a transar com parceiros do mesmo sexo ou a frequentar baladas gays, enquanto os evangélicos pretendem que os homossexuais se convertam e renunciem a seu desejo (transformado em "pecado") - ou, no mínimo, que eles sejam impedidos de viver segundo suas próprias disposições e convicções."
Pronto, desenhou! Será que vai dar pra todo mundo entender agora?

12 comentários:

Just Thales disse...

Todo mundo é o que é! Acho que os Evangélicos deveriam parar de Implicar com os Homossexuais pois eles não entendem que não se muda a Opção Sexual de uma pessoa... Já se nasce assim!

Bit disse...

Sei não beibe.
Acho que vai ter que fazer teatrinho.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

PERFEITO!

Marcos Rocha disse...

O único problema é que esses fundamentalistas não leem a coluna do Contardo.. eles simplesmente leem o manual dö "mate uma bicha assim que possível".
Eita gente de mente pequena... estou começando uma guerra santa contra os evangélicos. Não compro mais nada de qualquer um deles. S estiver escrito "Só o Senhor salva"eu devolvo a mercadoria. Doação eu não faço mais... agora só ajudo as fundações pink... Minha arma será o dinheiro... e eles são doidos pela grana...

Anônimo disse...

Só uma correção ao comentário do Just Thales, sei que o pensamento dele tá correto, mas insisto que tb devemos usar o termo correto, que não é uma ´opção´, mas uma orientação ou preferência sexual, já que ninguém opta, mas nasce assim, como ele mesmo escreve no comentário! Geralmente escuto isso de não gays, e sempre me incomodo com esse termo equivocado, q muitos fundamentalistas usam em favor da própria ideologia torpe pra confundir gente menos esclarecida!

Carlos

HUGOSALUM disse...

Sinceramente acho que as pessoas SEMPRE criticam nos outros o que ELAS NÃO TEM CORAGEM DE SER OU FAZER!

Lucas disse...

Com certeza os homofobicos mais fervorosos são gays ou bissexuais enrustidos, a maioria casados com a mesma mulher since evaahhh, com filhos e o caralho a quatro. Que bom que a Folha fez a contrapartida.

Rafael disse...

Li o texto pela manhã, foi ótimo começar o dia sabendo que há pessoas esclarecidas nesse país de Bolsonaros e Malafaias.

Le1dro disse...

Sambou na cara deles né hauhauaha

M. disse...

O "desenho" não podia ser mais claro. Estragaria.

Mr. Ácido disse...

Perfeito!
Uma eventual lei que permita o casamento entre pessoas do mesmo sexo não restringe os direitos de ninguém, apenas os dá a pessoas que não os tinham. Afinal, a lei não obriga as pessoas a casarem apenas com pessoas do mesmo sexo... É tão simples, que eu não sei como explicar para eles, pq eu não sei como eles não entendem isso!

Uma Cara Comum disse...

É impressionante, mas tem coisas que podem estar o mais claro possível que a "cegueira" que alguns escolhem ter impedem que eles vejam o desenho simples e lúcido...