sábado, 28 de setembro de 2013

Colapso

Ontem eu precisei ir a São Paulo para resolver um assunto que deveria ter sido rápido e que normalmente me permitiria estar de volta ao sossego da minha toca ainda no meio da tarde. Logo após almoçar tentei retornar à minha cidade mas acabei preso no meio do trânsito infernal da sexta-feira piorado por uma manifestação que havia fechado algumas ruas. Quando a gente passa horas parado em um trânsito completamente travado que move apenas alguns metros a cada hora fica mais fácil entender porquê algumas pessoas surtam e acabam tendo um dia de fúria. Uma viagem que normalmente duraria uma hora acaba se tornando uma odisseia de cinco horas infernais.

Este é só um dos aspectos que serve muito bem para ilustrar o que está acontecendo em geral com a infraestrutura desse nosso país. Usar aeroportos, rodovias, ruas, estacionamentos, estruturas públicas, não é mais possível sem que o simples ato se converta em uma aventura atroz e desumana. E a razão é muito simples: nossas infraestruturas entraram em colapso por falta de investimentos.

Para entender, basta imaginar um homem desenvolvido e grande de uns 30 anos tentando usar as roupas de quando tinha 10 anos de idade. Ou uma mulher como esta da foto, que conseguiu entrar em roupas que são, no mínimo, cinco números menores. Nossa infraestrutura pública está assim, praticamente parada e sem investimentos de grande porte há cerca de vinte anos. Nós não cabemos mais dentro dela.

7 comentários:

M. disse...

E digo mais....nao so nas grandes cidades. As pequenas, como a que moro, que antes eram um "paraiso", ja se tornaram um pequeno inferno. Transportes, saude, educaçao e segurança....tudo, tudo, tal qual short e blusa de piriguete....3 numeros menor.
Uma lastima.

Abraço

Anônimo disse...

A culpa é do Fernando Henrique, que não fez nada.

Anônimo disse...

Seu post é bastante pertinente, mas você está por fora do tema fashion: a moça está apenas vestindo o que está na crista da onda. Se a moda é cafona, a culpa nAão
E o pior é que ela bota um anel no estômago e em menos de um ano pode estar na maior elegância, mas infraestrutura requer uma década para se ter o necessário planejamento, projeto, desapropriações, obra, desvio de verbas e interferência de amantes...

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

12 anos de PT com possibilidade de mais 04 ... aff

Lucas disse...

É verdade. A falta de infra estrutura é medonha, as pessoas aos poucos estão enlouquecendo e adoecendo. Fico chocado com a quantidade de gente doente que conheço. E muitos morrendo antes de chegar a velhice. Que porra é essa?

Unknown disse...

O Brasil está pagando e vai pagar muito caro por tanta irresponsabilidade governamental em todas as esferas de cima até aqui em baixo!!!! E a população tem muita culpa nisto!!!!

Anônimo disse...

Imagina na Copa !
Desculpe, mas não dava pra não dizer isso !
Muita gente no mundo, é o que sempre digo !
Anos e anos e anos de governos que só fizeram pra quem usa veículo individual, ruas, estradas e por ai vai, transporte coletivo de qualidade nem pensar, era uma questão de tempo mesmo !