terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Missão: Impossível - Protocolo Fantasma


Tom Cruise é mesmo um cara muito doido, e não é só por ficar histérico e pular em cima do sofá durante entrevistas. Só de saber que as cenas no Burj Khalif, em Dubai, não são montagem, mas foram realmente feitas com o ator pendurado pelo lado de fora do prédio mais alto do mundo (veja algumas cenas do making of abaixo) já é o suficiente para desencadear um ataque de labirintite em qualquer cidadão.

Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Mission: Impossible - Ghost Protocol, 2011) tem cenas de ação absolutamente incríveis desde o momento zero até perto dos créditos finais, em locações deslumbrantes na Rússia, em Dubai e na India. Uma cena de perseguição e luta dentro de um prédio garagem com elevadores automatizados (foto no alto) é tão cuidadosamente coreografada que tem resultado final próximo ao de uma dança mortal. O espectador enche os olhos, se revira na poltrona, e sai do cinema satisfeito e com sensação de missão cumprida.

Ah, é claro que tem uma história também. Alguma coisa com impedir que um psicopata utilize códigos de disparo de mísseis atômicos para iniciar uma guerra. Mas a história é sempre o que menos conta em um filme de ação feito para servir de vitrine para cenas vertiginosas e arriscadas. Para se suportar a tensão constante, o enredo prevê algumas válvulas de escape na forma de alívio cômico, normalmente a cargo do ótimo Simon Pegg na pele do agente Benji. E algumas piadinhas assumem outra proporção quando se conhece os atores, como por exemplo quando o também ótimo Jeremy Renner diz "da próxima vez sou eu que vou seduzir o milionário indiano" (sabendo-se que Jeremy Renner é gay a piada fica um pouquinho mais interessante).

Não perca. Mas antes, capriche na pipoca e não se esqueça de apertar os cintos da poltrona.

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse cara deve ter ganho uma baba $$$$$$$ em dinheiro para fazer estas cenas, que dão vertigem a nós pobres mortais assalariados igual se estivesse pendurado naquela altura toda!!!!

Anônimo disse...

Gente... essa bicha é louca da cuceta!!!!

Aldo disse...

Esse tipo de filme me dar tonteira.
Mas, Luciano, onde vc tirou essa história de que o jeremy é gay? Ou foi brincadeira sua.?

...Abraço!

Luciano disse...

@Aldo,
Não sei se ele já se assumiu publicamente, mas é um daqueles casos em que ele também não faz muita questão de esconder. Ah, e a gente conhece outra vaca preta de longe...
Abraço,
**

Fernando Sobrinho disse...

Acho que teve algum boato sobre um possível clima de "bromance" entre Cruise e Renner,hehehe.

railer disse...

cara, eu vi o filme, achei fantástico, mas não sabia dessas cenas que ele fez lá mesmo e sem dublê! fantástico!

valeu por compartilhar!
abraços!