quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Quer casar comigo?

Notícia boa para quem mora no estado de São Paulo: a partir do início de 2013 qualquer casal gay pode procurar um cartório de registro de pessoas naturais e dar entrada nos papeis para o casamento civil. Com isto fica facilitado e padronizado o procedimento, que antes requeria o prévio registro de união estável ou a instauração de processo judicial que colocava os casais à mercê da boa vontade e da interpretação pessoal de juízes.

É uma grande conquista e me faz sentir muito melhor. Muita gente não entende isto, e julga que a medida só tem importância para quem pretende se casar. Não poderiam estar mais errados. A luta por direitos não pode ser limitada pelo egoísmo do interesse apenas pelos direitos que pretende usufruir. Eu nunca QUIS casar. Mas eu sempre quis PODER casar. Agora eu tenho escolha.

8 comentários:

ivan disse...

Exatamente. O importante é que este é mais um passo para diminuir o estigma; O fato de podermos casar e ter outros direitos de pessoas "normais" nos torna menos diferentes. A geração atual não vai enxergar assim, mas os filhos deles vão nascer e crescer em uma sociedade onde todo mundo sempre teve direito de casar, e inevitavelmente terão menos preconceito. E assim as coisas vão melhorando, um passo de cada vez. Quem sabe um dia até vamos deixar de apanhar de graça na rua.

ivan

M. disse...

Nada mais a acrescentar ao comentário mais que sensato do Ivan.
Quem sabe numa nova era preconceito seja uma palavra desconhecida. Deus queira.

Agora Luciano, já li o título desse post tantas vezes, que já estou quase respondendo "sim"....rsr
Beijos...e boa noite.

railer disse...

ótima notícia, luciano!
mais um passo pra frente!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

um grande passo ... sim mais um ... e assim vamos conquistando ...

bjão

CriCo disse...

É exatamente assim que eu penso: nunca tive a menor intensão de casar, mas quero ter o direito de não querer casar. Vai que eu mude de idéia algum dia...

Dimas disse...

Boa notícia!

Nunca me casaria (apesar de viver junto há 14 anos), mas é muito bom saber que temos o direito de.

Abraços Luciano e Mr. Ed, e tenham um Natal com muita alegria!
Grande abraço!

nazinha disse...

É$muito importante poder fazer nossas escolhas. Estou feliz com essa noticia.
beijos

Anônimo disse...

Muito feliz com essa notícia.
A tendência é que isso se espalhe pelo país.

E, sim, gostaria de casar com você. rs.

Beijos,
Filipe