quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Starfucks

A chegada simultânea de duas lojas Starbucks (ou Starfucks, como prefere chamar o meu amigo Eduardo) em uma cidade do porte de São José dos Campos é notícia - principalmente para quem curte café como eu. As lojas são sempre bonitas, garantia de lugar agradável com gente descolada circulando, mas os americanos não poderiam ter estragado mais o prazer de tomar café com a inabalável eficiência padronizada ianque.

Esqueça o chegar cansado e cheio de pacotes e se jogar numa cadeira confortável enquanto o garçom vem tirar o seu pedido. Tudo é pedido no caixa, e se você decide tomar um copo d'água depois do café tem que se levantar e enfrentar a fila do caixa novamente e provavelmente perder o seu lugar. Os pedidos são identificados pelos nomes dos clientes - uma complicação adicional num país cheio de Cleidersons e Clorisvaldos. Eu, que nem tenho um nome complicado e nem problemas de dicção, tive que ficar circulando com um copo marcado "Gusmão" - que foi o que o pobre caixa conseguiu entender na hora do meu pedido.

Mas o mais irritante talvez seja uma certa forçação de barra para fazer tudo parecer informal e descontraído. O brasileiro já é o rei da descontração e informalidade, não precisava importar técnicas de fora. Os funcionários são todos muito simpáticos e cheios de gracinhas, mas tudo tão natural quanto uma rosa de plástico. Dei um sorriso amarelo em reconhecimento pelo esforço. E porque o atendente era bonitinho. E porque todos os atendentes eram homens. (Sem qualquer conotação sexual, você já experimentou entrar em um café onde todas as atendentes são mulheres e ficam conversando entre si em voz alta enquanto o cliente implora por serviço?)

Claro que eu vou voltar lá muitas vezes. O brownie é simplesmente divino. E as Starbucks são sempre famosas pelo wi-fi rápido (embora, ironicamente, o wi-fi não estivesse funcionando no dia em que estive lá). Já falei que todos os atendentes são homens?

16 comentários:

Anônimo disse...

Voce me obrigou a fazer um Google Starbucks só para matar a curiosidade (pelos atendentes, é claro).
Falando em descontração e informalidade, estou escrevendo este comentários assistindo 'Tempero de Família, com Rodrigo Hilbert' no GNT. Ah! Que vontade de comer...

Você já assistiu Tempero de Família? Não?

M. disse...

Kkkkkk....todos os atendentes sao homens e a wi-fi é rapida.....
Luciano....e o café????...o café Luciano .vc provou????

Dimas disse...

Conhecei a rede lá em Istambul, e não gostei nem do ambiente , nem da qualidade, e muito menos dos preços.
Temos franquias de café que dão de 10 na Starfucks.
E olha que eu gosto muito de café!

Luciano disse...

@Margot,

Eles têm vários tipos de café, e são todos sensacionais. Mas eu sinto falta de uma xícara de porcelana. É mais ou menos como servir vinho em copo de plástico - quem entende, sabe.

**

Luciano disse...

@Anônimo,

Adoro o programa do Rodrigo Hilbert! Ele passa a sensação de ser um cara muito legal, sem frescuras - além de ser um gato! Há duas semanas ele saiu com uma turma para buscar um porco em uma fazenda - o porco era o prato do dia - e foi uma farra só.

**

Anônimo disse...

Era louco para conhecer a Starbucks quando era muleque, mais pelo marketing da empresa que "revolucionou o mundo dos cafés" do que pelos produtos... mas confesso que me decepcionei um pouco. E a melhor descrição do que senti foi esta: "É mais ou menos como servir vinho em copo de plástico".

Vale dar uma olhada na reflexão da Prefeitura de Curitiba que não está nem aí pro canto da sereia que faz café:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=583968534980288&set=a.516441535066322.1073741830.515514761825666&type=1

Daniel Cassus disse...

HAHAHAHA. Eu nem tomo café, mas vou tentar explicar o porquê disso tudo. Afinal, eu finquei um pé em Seattle, onda a rede nasceu.

Seattle é naturalmente uma cidade meio hipponga-bicho grilo-hipster. Mas, como virou uma grande rede, claro que vai parecer forçadamente descolado. A 1ª loja do Starbucks fica em frente ao mercado popular (de peixes mesmo) na área portuária. Claro que hoje é uma grande atração turística.
O wifi lerdo realmente é coisa das filiais do Brasil. Não cheguei a experimentar o dos EUA. Aqui na Europa precisa dar um OK nos termos de uso e pronto.
Mas é a cara da cidade misturar sofás e poltronas com fila para caixa. A lerdeza do atendimento realmente vai depender da gerência da filial/franquia.

Realmente é como você falou. Tentando importar o estilo de uma cidade em outra cultura (e nós vamos lá e compramos).

antes do Starbucks aterrissar no Rio, eu era fiel cliente do California Coffee, uma pequena rede de uma californiana que mora no Rio e que tem uma variedade maior de bebidas frias sem café. Mas parece que o Starbucks está tomando todo o mercado deles. Pena.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

nunca tinha percebido a rede por este ângulo ... acho q preciso trocar os óculos ... rs

Anônimo disse...

Como bem disse Drummond: "Êta vida besta"

Sidney Gaga disse...

e eu pensando que a starbucks abriria no center vale, onde a cafeteria abriu antes?

Luciano disse...

@Sidney,
A do CenterVale deve abrir nos próximos dias. A do Colinas já está aberta desde a semana passada.
**

railer disse...

eu gosto dos frapuccinos e, cade vez que vou no starbucks, dou um nome diferente pra facilitar. hehe

railer disse...

eu gosto dos frapuccinos e, cade vez que vou no starbucks, dou um nome diferente pra facilitar. hehe

Anônimo disse...

Mas vcs reclamam de cada bobagem. Se não gosta de como o café é servido (copos), de pedir o café no caixa, do ambiance do lugar, do estilo de atendimento e das mesas compartilhadas, pq volta? Vai tomar café coado na meia em casa, servido na xícara da vovó, sentando o bundão no sofá bem macio e vendo TV. E depois grita pra sua mãe trazer a água, e não esquece de dar aquele tapão na bunda dela depois que ela trouxer a água.

Sidney Gaga disse...

A do CenterVale deve abrir nos próximos dias. A do Colinas já está aberta desde a semana passada.
** EBA! ABRIU REALMENTE! APAREÇA POR LÁ PRA GENTE CONVERSAR [VC E O CÔNJUGE SE VC FOR CASADO] =D

Luciano disse...

@Sidney Gaga:

Você está sempre por lá?

**