quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Even better than the real thing

Eu acho legal esta ideia de homenagear um lançamento extraordinário do passado recriando a obra, faixa a faixa, com outros cantores que dão sua interpretação pessoal para as músicas que os influenciaram. O primeiro álbum homenagem que eu comprei foi Tapestry Revisited, de 1995, tributo ao excelente Tapestry, originalmente lançado por Carole King em 1972.  Tapestry é uma obra de arte da primeira à última faixa e dali saíram You've Got A Friend, It's Too Late, I Feel The Earth Move, Will You Love Me Tomorrow, e outras 8 músicas que se tornaram sucessos inesquecíveis. Tapestry Revisited reuniu Rod Stewart, Bee Gees, Celine Dion e outros cantores reproduzindo a mesma seleção do original, na mesma ordem, e foi gravado em um disco dourado que vinha acondicionado em um pequeno estojo com um livreto reunindo fotos e letras. Um verdadeiro mimo. Embora o original seja incomparável, guardo os dois com igual carinho.

Vários outros álbuns homenagem foram lançados ao longo dos anos, alguns mais por razões comerciais do que por merecimento. E nesta semana chegou (Ahk-toong Bay-bi) Covered. O título horrível é uma corruptela de Achtung Baby, álbum de 1991 do U2.

Eu não sou grande fã do U2; gosto de algumas coisas, mas não de tudo. Acho que não aguentaria ouvir um disco inteiro deles. Mas gostei do disco homenagem o suficiente para querer ouvir novamente e relembrar as versões originais. O tributo vem nas vozes de Damien Rice (com uma versão de One em seu costumeiro tom mórbido), Patti Smith, The Fray, Depeche Mode e outros. O disco não está sendo vendido, mas entregue como brinde especial de comemoração aos 25 anos da revista inglesa Q. Como o disco não é vendido comercialmente e certamente nunca chegará por aqui, os fãs podem matar a curiosidade baixando daqui. Como uma das faixas mesmo diz, algumas coisas podem ser even better than the real thing.

7 comentários:

Lucas disse...

Tapestry é uma obra-prima! Curto especialmente as faixas So far away e Where you lead, elas são recordações de tardes inesquecíveis...

FOXX disse...

adoro Carole King!

Anônimo disse...

SEI QUE NAO TEM MUITO HAVER COM O QUE VC FALOU, MAS VC TEM O CD EM HOMENAGEM A PRINCESA DIANA PARA REVERTER FUNDOS PARA INTITUIÇOES DE CARIDADE, QUE REUNIA VARIOS CANTORES ?

Luciano disse...

@Anonimo:
Tenho sim. E tenho também o single com a música que o Elton John adaptou e cantou no funeral da princesa. Muitas recordações...
Abraço,
**

Daniel Cassus disse...

Nunca chegará aqui uma ova! Darei um pulinho na terra da rainha semana que vem e contrabandearei meia-dúzia pros amigos.

wair de paula disse...

o álbum-tributo à Jony Mitchel tem algumas (poucas) boas versões tb, se não conhece, recomendo. abs!

Luciano disse...

@Wair:
Conheço sim e adoro! Curto até a versão do Prince para A Case Of You.
Abraço,
**