quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs 1955-2011


É comovente ver a consternação causada pela morte do Steve Jobs. A reação é típica da perda de celebridades do show business e incomum para um empresário da iniciativa privada. A capacidade da Apple de concretizar os projetos concebidos pela genialidade criativa de Steve Jobs conquistou fãs no mundo todo e o respeito e admiração de seus concorrentes. Não me lembro de outro empresário que tenha alçado esta posição.

Não é exagero dizer que Steve Jobs modificou o mundo. E eu acho admirável que ele tenha feito isto na iniciativa privada e não na política ou com dinheiro público. Entre suas frases mais significativas eu gosto muito de uma que ele disse ao responder uma pergunta sobre pesquisa de mercado: "O usuário não tem obrigação de saber o quê está precisando". Isto resume tudo. A engenhosidade de criar coisas que as pessoas estão precisando mas ainda não sabem que existem.

No começo do ano, em sua última aparição pública, Steve Jobs abriu a apresentação com uma frase bem-humorada do escritor Mark Twain "The reports of my death are greatly exaggerated". Ironicamente, a frase continua sendo verdade mesmo após sua morte. Steve Jobs vai continuar vivendo durante muito tempo por meio de seu legado de criações incríveis.

4 comentários:

Uma Cara Comum disse...

Gênio é mesmo outra coisa...

Dan disse...

o cara foi o maior empreendedor dos últimos tempos. gênio mesmo...

Anônimo disse...

“You’ve got to give people what they can’t get at home. You’ve got to take them somewhere.”

Diana Vreeland

Anônimo disse...

Gênio mesmo, esse vai fazer muita falta, o mundo ficou MEGA HIPER EMPROBRECIDO com sua morte.
Fazer o quê!!!