sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Casal real


É muito bom sinal o fato de o embaixador da Bélgica Josef Smetz ter feito a apresentação formal de seu marido Cristophe Degraeuwe aos diplomatas durante a cerimônia de posse em Brasília no começo da semana. Eles vivem juntos há mais de três décadas e estão oficialmente casados há 9 anos. A apresentação foi precedida de uma sondagem ao Itamaraty para evitar ferir suscetibilidades - afinal, a especialidade dos diplomatas é exatamente evitar melindres.

O Itamaraty sempre foi das agências mais abertas do governo brasileiro em relação a costumes. Formado normalmente por funcionários de nível intelectual alto e experiência com culturas diversas, o próprio Itamaraty costuma facilitar que funcionários homossexuais transferidos para outros países sejam acompanhados de seus parceiros.

Para mim, a exibição de casais reais como Josef e Cristophe é o melhor argumento que se pode utilizar no combate à homofobia. Já é tempo de no Brasil as celebridades da mídia televisiva também comparecerem aos eventos de mãos dadas com seus cônjuges como já é relativamente comum nos Estados Unidos, e que parem de perder tempo desmentindo rumores óbvios. Dariam grande visibilidade ao sentido de orgulho com um simples gesto, e nem precisariam dizer uma única palavra.

4 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Fantástico isto ... compartilhando ...

Unknown disse...

Obrigado Luciano por publicar a matéria sugerida por mim, como sou daqui de BSB eu é que queria um cara assim lá do Itamaraty rsrsrsr. Não iria faltar assunto para conversar e muitas curiosidades para matar.

Anônimo disse...

Pra trabalhar no e em nome do Itamaraty tem que, acima de tudo, saber se despir de preconceitos, senão se ferra mesmo. Que o resto da Administração mire o exemplo dado ali.
Interessante você tocar no assunto das celebridades brasileiras. Existe uma conversinha machista de que um galã assumido não agrada as telespectadoras.
Fosse eu uma mulher e me sentiria ofendida com esse discurso. Será que as mulheres só gostam de um ator se o clítoris ficar entumescido ao vê-lo?

Um cara de outro cara disse...

Não são um casal bonito e harmonioso, como não conheço o que vai por seus interiores é tudo a que posso me ater neste momento lúgubre e reflexivo de minha iddiossincrasia visual.