quarta-feira, 18 de abril de 2012

Morten Harket


Com poucas exceções, o vocalista de um grupo é quem carrega o maior componente da identidade da banda. Quando o grupo se separa e cada um resolve investir em carreira solo é o vocalista que mais consegue lembrar a personalidade do antigo conjunto. E assim tem sido com o Morten Harket ex-vocalista do A-ha que tem me conseguido matar as saudades da banda de quem eu sempre fui fã incondicional. A voz do A-ha continua vivíssima com o Morten Harket e seus inconfundíveis falsetes.

Ele sempre teve uma carreira solo independente do grupo e desde 1993 vinha lançando alguns trabalhos esporadicamente. Os álbuns Poetenes Evangelium (1993), Wild Seed (1995) e Vogts Villa (1996) são muito bons, mas foi com a proximidade do fim do A-ha que os trabalhos começaram a atrair mais atenção.

Para mim, o melhor trabalho solo do Morten Harket é Letter From Egypt, de 2008, curiosamente um álbum difícil de achar, mas lindíssimo e que deixa qualquer fã do A-ha de quatro. Não sei o que pode ter acontecido com a distribuição deste disco, mas nem na completíssima loja iTunes ele aparece listado. Deste disco saiu o single Darkspace, que apenas na edição alemã incluiu a bela All Of You Concerned, versão em inglês para Jeg Kjenner Ingen Fremtid que tinha saído no álbum Vogts Villa.

Morten Harket - All Of You Concerned:

Não há nenhuma música descartável em Letter From Egypt. We'll Never Speak Again, também deste álbum, é outra que evoca doces lembranças do inesquecível A-ha


Para completar a alegria, Morten Harket está chegando com novo álbum: Out Of My Hands, que tem lançamento oficial anunciado para 1º de maio mas já está disponível na iTunes desde a semana passada. Estou ouvindo desde o final de semana e gostando muito, muito mesmo. A-ha não morreu.

9 comentários:

CriCo disse...

Eu fico de quatro a hora que ele quiser... hehehe

Unknown disse...

Verdade... não tem o de 2008 disponível nem no Rdio. Mas o novo já tem! Valeu a dica!!

M. disse...

Luciano... A-Ha é uma das melhores bandas já existentes para meu gosto... sou e fui fã incondicional. Já o Morten Harket... santo Deus... quando vi a foto aqui pensei... "que que é isso gente?".. o cara é igual vinho...quanto mais velho...melhor e que voz!. Abraços

Edilson Cravo disse...

Luciano:

Sempre curti A-ha, uma banda emblemática mesmo. Bacana saber que o vocalista ainda continua cantando( sorte da gente...rs).
Abraços querido.

Daniel disse...

Nenhuma supera "stay on these roads", uma das músicas mais lindas do mundo.

Nelson disse...

Harket pediu uma música aos Pet Shop Boys, e eles compuseram "Listening", que está em Out of my hands. Neil Tennant elogiou a voz de Harket ("fantástica") e disse que os PSB sempre foram fãs do a-ha.

Rafa disse...

"Eu fico de quatro a hora que ele quiser... hehehe" (2)
;)

Hebinha disse...

E o cd novo dele tá muito bom, Morten agora passeia por outros ritmos(mais pop e dançantes),tem dez musicas aprovadissimas por quem admira esse grande cantor,dificil até de escolher quais as melhores...Tá show!!!

Unknown disse...

MORTEN HARKET AMO E SEMPRE AMAREI ...SE DEUS QUSER ESTAREI VENDO - O EM SETEMBRO SP .... MEU DEUS NORDICO