terça-feira, 1 de maio de 2012

Gay & Lesbian Elderly


Esta postagem encerra a trilogia Richard Renaldi sobre este fotógrafo americano que descobri há pouco tempo e que me fez viajar e refletir com seu trabalho. Gay & Lesbian Elderly é um ensaio pequeno sobre gays idosos, com apenas 7 fotos, mas que me tomou quase meia hora para percorrer. Fiquei olhando aqueles rostos e estudando cada detalhe, imaginando cada história, cada luta.

Eu tenho um carinho muito especial e um respeito muito grande por idosos. Há pouco tempo um amigo se assustou quando parei o carro em pleno trânsito, liguei o pisca-alerta, e desci para ajudar uma senhora idosa que estava com dificuldade para atravessar a rua. Acho realmente triste como os idosos se tornam invisíveis em um mundo que não lhes dá mais importância.

Existem muitos idosos gays e pouca gente se dá conta deles. Na semana passada observei um senhor aparentando pouco mais de 70 anos almoçando sozinho no restaurante que frequento e tive quase certeza que ele era gay, por uma série de sinais que são invisíveis para a maioria das pessoas. Olhei para o Mr. Ed, que simplesmente me disse "você também notou?".  Fiquei algum tempo imaginando quanta história este senhor deve carregar.

Por algum motivo os gays tendem a ser exacerbadamente vaidosos, com raras exceções. Corpos sarados, abdômens firmes, cabelos da moda, preocupação com o peso, roupa de grife - tudo isto faz parte indissociável do universo gay, e isto não é uma generalização exagerada. Envelhecer neste universo é extremamente dolorido.

9 comentários:

Daniel Cassus disse...

Gostei que pelo menos entrou um negro no ensaio. Ainda que sozinho.

Anônimo disse...

Fiquei curioso por quais sinais esse senhor transmitiu para vcs. Eu tenho 30 anos e costumo almoçar sozinho durante a semana por causa do trabalho, será que os semelhantes me olham e tb notam? rsrs Porque se for, adorei!
E esses seus últimos posts foram um arraso, tanto pela sua escrita, quanto pelas fotos mostradas.

Anônimo disse...

Simplesmente emocionante!

railer disse...

luciano, fechou muito bem a trilogia. fiquei encantado e também me fez refletir bastante.

abraços!

Anônimo disse...

a foto daquela senhora com o gato é assombrosa de bonita e rica de vida e significados

Dimas disse...

O comentario que vou fazer não tem faz parte da temática do ensaio.
O que realmente me impressionou na foto é o que o idoso da direita se parece muito, mas muito mesmo- com meu pai. Nós o perdemos há 25 anos, e quando ví a foto me emocionei - um sósia como nunca tinha visto antes.

M. disse...

São fotos lindas Luciano e cheias de dignidade. A velhice é uma fase especial, mas dolorida. Vivo com uma idosa(95 anos)e sei que para héteros é um período difícil. Imagino que para gays, lésbicas e qq outro gênero a velhice deve ser ainda mais dura, infelizmente! Beijão

Renato disse...

Assunto para comentários: A polícia de Ohio nos Estados Unidos iniciou uma verdadeira "caça às bruxas" em 1962, num WC público no centro da cidade de Mansfield. Isso começou após alguns cidadãos reclamarem de atitudes suspeitas dentro do banheiro. A polícia usou um pequeno cubículo usado para guardar material de limpeza. Fizeram um furo na porta e posicionaram ali um espelho espião daqueles que tem uma película especial onde de um lado tem-se o reflexo da própria imagem e do outro é como se fosse um vidro translúcido. http://www.youtube.com/watch?v=FebkXNOoTa8; http://www.youtube.com/watch?v=Hq9rb4mZCWU&feature=share

Lobo disse...

Já passei por uma situação muito parecida com essa do restaurante. Eu nem sei explicar o que eu senti, sei lá, algo muito próximo da angústia.

Mas dos três ensaios, acho que este foi o que eu gostei mais...