terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Que tempo é este?

Brooklyn, Nova York, no final de semana
Não há como negar que a neve que assola o hemisfério norte produz imagens muito mais fotogênicas do que as chuvas e enchentes que castigam o sul. Mas a inclemência do tempo é a mesma, e a neve só é mesmo bonitinha para quem a está observando em um retrato.

Antes da nevasca
Depois da nevasca
Quem mora em uma região sujeita a fortes nevascas como a que despencou sobre a costa leste dos Estados Unidos neste final de semana sabe que a neve paralisa o trânsito, os trens, os vôos, derruba os fios dos postes, corta as comunicações, corta a eletricidade, causa desmoronamentos, e provoca um sem-fim de outros tipos de acidentes.

Para entender melhor como a mesa ao lado, no quintal de uma casa na região de Nova York, se transformou em uma montanha de neve em menos de 24 horas, assista este filme feito em time lapse que mostra 20 horas em 40 segundos. Durante o processo o fotógrafo ainda tentou acrescentar um relógio para mostrar a passagem das horas e uma régua para monitorar o acúmulo de neve, mas a nevasca foi ainda maior do ele próprio havia previsto.


December 2010 Blizzard Timelapse from Michael Black on Vimeo.

5 comentários:

Uma Cara Comum disse...

É por essas e outras que eu sou feliz no calor em que vivo... Abração!

wair de paula disse...

Luciano, estou aqui em NY, e a tempestade foi maior do que se fala. Tinha ônibus que pegou fogo, na tentativa de sair do lugar atolado na neve na esquina do meu hotel (63 x 3th), inúmeros carros parados no meio da rua, algumnas pessoas que morreram congeladas e, dois dias depois, ainda se vêem montanhas de neve ao lado das calçadas, pessoas levando tombos e nada da prefeitura se livrar desta neve absurda, mesmo sem ter nevado nos últimos dois dias. Ou seja - um caos mesmo...

Luciano disse...

@cronicas gulosas:
Eu imagino o horror que a nevasca deve ter provocado em uma cidade do tamanho de NY. Tenho lido algumas notícias no NYTimes e vi imagens pela TV que dão uma ideia do tamanho da tragedia.
Espero que tudo corra bem e que você tenha uma ótima viagem!
Abraço,
**

CriCo disse...

Caraca, impressionante!

Eu vi neve pela primeira vez quando visitei Londres e Paris, em dezembro do ano passado. Achei lindo por durante exatos 15 minutos, depois não aguentava mais. Em Paris, que me disseram que era raro nevar, nevou os praticamente os 6 dias em que estive lá. Não conseguia ficar 2 horas na rua, tinha que me embiocar em algum museu ou café que encontrasse pelo caminho. Agora só viajo lá pra cima no verão, primavera ou outono, inverno nunca mais!

[ joe ] disse...

que loucura! o mundo tá mesmo por um fio.
tenho medo disso. hehehe

[j]