quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O grande irmão

Praça Tiradentes, Ouro Preto - MG
Eu não canso de me surpreender com o Google street view. Há algum tempo eu escrevi aqui sobre como algumas pessoas consideram o serviço uma invasão de privacidade. Mas nestes dias de redes sociais e Wikileaks o conceito de privacidade certamente já não é mais o mesmo do ano passado.

Lançado há pouco tempo no Brasil com as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o serviço hoje já inclui várias cidades do interior, como Campinas, Santos e São Vicente parcialmente mapeadas, e cidades históricas de Minas Gerais como Ouro Preto, Sabará, Tiradentes e São João del Rei totalmente cobertas. Passear pelas ruas de Ouro Preto é uma delícia, principalmente porque o levantamento foi feito em um dia de sol com muita gente nas calçadas e nas ruas e a cidade resultou bastante viva. Eu chego a ficar horas andando por vielas e ladeiras e descobrindo pequenos detalhes da cidade.

O Google street view já se tornou um de meus brinquedinhos favoritos. Na semana passada eu busquei algumas fotos antigas que eu mesmo tirei em Londres quando estudava lá há 30 anos atrás. E fui pelo Google street view buscar os mesmos lugares para comparar o quanto haviam mudado. E foi como viajar novamente. Senti-me um big brother com poder de ver tudo a qualquer momento, em qualquer continente, sem sair do lugar. Uma sensação estranhamente deliciosa.

Esquina de Westow Hill Rd., 30 anos depois

A Biblioteca Pública mudou muito pouco em 30 anos

4 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Simplesmente GENIAL!

Eu tive uma grande surpresa com o Google Street View ... meu carro aparece duas vezes nele nas redondezas de onde eu moro ... ainda bem q não tinha nada q me comprometesse ... rs

bjão

;-)

CriCo disse...

Nossa, olha só os carros da foto de cima... pré-históricos! hehehe

Uma Cara Comum disse...

É mesmo de impressionar até onde a modernidade nos levou... Abração!

[ joe ] disse...

um barato mesmo, ne? ainda mais assim, com fotos e memórias pra brincar de comparar!

imagino voce, com tantos lugares na bagagem, como deve ficar empolgado!

[j]