quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reação contrária

Quem não se lembra da famosa lei da Física, da reação igual e contrária? No decorrer da semana houve vários sinais de algo até então inédito por aqui: ataques homofóbicos, que até muito recentemente não recebiam nenhuma reação, foram revidados com reações contrárias que trouxeram, na minha opinião, avanços muito maiores do que os danos causados. Passada a ira inicial e a vontade de tirar a metralhadora giratória do armário, o balanço final acabou positivo.


O ataque do deputado boçal gerou uma reação espetacular. Uma única frase proferida por ele em meio a um discurso todinho errado provocou uma reação em cadeia em toda a imprensa do Oiapoque ao Chuí. Foram raríssimos os apoios que o deputado recebeu. A imprensa literalmente execrou as visões preconceituosas e tortas do boçal. E foi lindo ver o Marcelo Tas expressar orgulho pela filha gay em rede de televisão. Isto vai virar tendência.




E foi muito bom o episódio do jogador Michael acontecer exatamente neste mesmo período. Não é a primeira vez que uma arquibancada inteira grita "bicha!" e "veado!" em coro uníssono. Mas é a primeira vez que o atleta vem a público afirmar "sou gay sim, e isto não vai ficar barato". Atente para as palavras do Michael no final do vídeo dizendo que resolveu abraçar esta causa para que coisas assim não voltem a acontecer futuramente. É isto que chamamos de "orgulho de ser gay", material que tem andado em falta em figuras públicas no Brasil.


 

Outra consequência boa do episódio envolvendo o Michael foi o pronunciamento dos colegas de equipe e da diretoria do time expressando apoio ao amigo. Isto também deve virar tendência.

Em tudo na vida, união e apoio são essenciais. Como no vídeo da campanha irlandesa contra a homofobia, quando os amigos e familiares dão a mão em apoio, os homofóbicos saem de fininho exatamente como o cachorro que late atrás do carro mas não sabe o que fazer se o carro para.

10 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Os casos vão se somando e as providências? onde estão?

S.A.M disse...

Foi otimo tu postar isso aqui, eu mesmo nao asisto tv nçao veria. Coloquei lá no blog um link com a tua postagem.

Abração!

P. Florindo disse...

Tem que virar tendência mesmo.

É essencial que em uma sociedade preconceituosa como a nossa (embora muitos digam não haja, mas há o preconceito velado) homossexuais saiam do armário para mostrar que eles existem e que merecem respeito como qualquer outra pessoa, e que o fato de ela sentir atração física, afetiva e sexual por uma pessoa do mesmo sexo não a torna nem melhor nem pior que um heterossexual. É apenas uma característica da pessoa, assim como a cor dos olhos, do cabelo, da estatura, essas coisas.

Também é muito importante esse apoio não só aos homossexuais, mas a qualquer minoria que sofra discriminação. Ainda espero um dia poder ver uma punição exemplar para gente assim e que os pais e as escolas incentivem o RESPEITO às diferenças.

Papai Urso do Interior disse...

Realmente essa semana foi amazeful, algo entre amazing e wonderful, só não foi nosso Stonewall definitivo porque (ainda) não partimos pro capítulo 'porrada', até gordinho vítima de bullying revidando agressão já virou sensação no YT, mas gay brasileiro vai comendo o mingau pela borda do prato, apanhando aqui, morrendo ali, outras vezes revidando verbal e timidamente... Sei q é politicamente incorreto, mas torço pelo capítulo 'porrada' q uma hora se tornará inevitável nessa trama macabra, pq esses ataques embora repudiados pelos cidadãos de bem não vão cessar assim do nada, pra terra tremer e gay ser ouvido como homo sapiens e não como alien ou atração de circo de horrores muita coisa TEM QUE MUDAR, prá ontem! Anyway, what a comotion!! That's the real Gay Pride!

tommie disse...

Hebe e Gabi tbm vão fazer a mesma coisa?

Anônimo disse...

E é graças à lei da ação e reação que o ser humano consegue andar para a frente.
Ótima metáfora!

CIELLO disse...

adorei a compilação da semana e concordo em tudo... tudo mesmo!

vou reproduzir aqui parte do texto do meu amigo Dino, do blog http://faroldereminescencias.blogspot.com/, que assim como eu, tb te colocou nos favoritos diários! Segue:

"A mudança na atitude dos outros começa também com cada um de nós que não somos famosos. Todo mundo conhece um amigo ou tem alguém na família que é gay, ainda que não saiba. A maioria dos meus amigos não comunicou à família ainda que eles são gays, e não planejam fazê-lo, embora todo mundo saiba que essa tia solteirona passada dos 40 é biba. Só sai com homem e nunca traz namorada em casa. Quando traz, ela é mais homem que ele. Acredite: você não engana ninguém. Se a família soubesse, votaria em candidatos menos antagonistas com relação a gays, lésbicas e afins. Você só começa a cicatrizar depois que entra em paz com essa parte da sua vida."

Trip-On-Me disse...

Não votei em Dilma, mas acho q c/ ela essa porra dessa PLC-122 avança, deslancha ou pelo menos abre um debate sério neste país avacalhado em termos de leis! Semaninha du-caráleo, a coisa teria engrossado + ainda se no meio desse caldeirão todo ainda tivesse ocorrido algum ataque homofóbico do porte da av. paulista, saca?! Aí sim seria a gota d'agua p/ estopim... Entre mortos e feridos, rainbow nation saiu fortalecida e ganhou aliados d peso!!

Bee Shakulta disse...

Um dia quero ser bem-resolvido que nem Michael e mandar o resto do mundo, que é homofóbio, pro quintos dos infernso incluindo familiares que só gostam da gente qd precisam de uns bons trocados emprestado...

Uma Cara Comum disse...

Palmas pro Michael!!! Bravura pouco encontrada hoje em dia...