quinta-feira, 5 de abril de 2012

O olhar do demônio


Eu senti um arrepio na espinha hoje de manhã ao ver nos jornais a foto do assassino Charles Manson divulgada pela polícia americana. Ele está hoje com 77 anos, internado há décadas em uma prisão de segurança máxima, e nenhuma foto dele havia sido publicada até então.

O primeiro livro que eu li diretamente em inglês foi Helter Skelter, no começo dos anos 80. São quase 700 páginas de um relato tão bem escrito que a gente mal consegue piscar. O livro conta toda a investigação e o processo do assassinato da atriz Sharon Tate, casada na época com o diretor Roman Polanski. Sharon Tate foi assassinada em casa juntamente com outras quatro pessoas que a visitavam. Ela estava grávida de oito meses e meio e os assassinos lhe deixaram um garfo enfiado na barriga depois de a terem matado e comido a comida que ela servia aos convidados. Uma das descrições mais pavorosas que já li em toda a minha vida.

Charles Manson era o mentor deste grupo que cometeu vários crimes no final dos anos 60. Viviam todos juntos e se chamavam de "família Manson". Charles Manson se julgava uma reincarnação de Jesus Cristo, ouvia vozes transmitindo-lhe ordens sobre o quê fazer, e tinha uma personalidade carismática que arrastava os fracos sem muito esforço. O livro é fartamente ilustrado e durante muitos meses eu não consegui tirar da cabeça o olhar de demônio deste homem. O meu susto foi constatar que a pele ficou flácida e envelhecida, os cabelos ficaram brancos, mas o olhar de demônio não envelheceu um só dia.

6 comentários:

Aldo disse...

Ontem você colocou a foto de uma bruxa horrorosa em um post sobre a novela das nove da globo. Hoje a foto de um psicopata-louco-maníaco.

Ai, tô com medo seu blog!

Renato disse...

Ele está parecendo Saddam Hussein quando foi achado no buraco. Mas seu olhar não me mete um pingo de medo...

Renato disse...

Ele está parecendo Saddam Hussein quando foi achado no buraco. Mas seu olhar não me mete um pingo de medo...

marta matui disse...

Tenho pavor de louco! E esse é um big louco, não sabia que ainda estava vivo, descobri hoje lendo a Folha...

Augusto disse...

Eu vi o filme na faculdade p/ uma cadeira de análise do comportamento. Se o filme foi tenso, imagino o livro.

varzo disse...

Não conheço a história e numa primeira leitura de seu texto já dá para apanhar pedra e jogar no cara. Acontece que não concordo com você sobre os olhos, porque para mim os olhos dele mais velho são de uma pessoa que não está mais presente, de feições tristes e não de um louco psicopata. Apenas o detalhe da suástica tatuada na testa é que pode indicar algo do cara, mas não os olhos. É interessante como se consegue ver duas coisas sobre o mesmo tema.