Ontem fui passar o dia em São Francisco Xavier, aos pés da Mantiqueira, e no caminho parei na cidadezinha de Monteiro Lobato. Eu já estive ali algumas vezes mas nunca tinha tido a oportunidade de entrar na igreja matriz, que fica no alto de uma colina íngreme. Subi a ladeira sob o sol escaldante do meio-dia e fiquei maravilhado com o que vi lá em cima. Fiquei um tempo sentado nos bancos da igreja me recuperando da insolação e me maravilhando com toda esta arte estampada nas paredes e no teto da igreja que, pela simplicidade do exterior, não denuncia a presença de um interior tão ornado e interessante.
Apesar de ateu de carteirinha, sou grande admirador da arte sacra. Para mim, igrejas são museus. Acho absolutamente incrível como vilarejos pequenos e simples aqui no Brasil conseguem reunir tanta arte em suas igrejas.
6 comentários:
Lindo, existem belos recantos e lugares não explorados pelo Brasil. Que poucos conhecem.
Você pode sair da religião, mas a religião nunca sai de você - não é praga, não, é só constatação -. Infelizmente!
Boas lembranças de quando eu ía até Monteiro Lobato para almoçar num restaurante com fogão a lenha ,lá na pracinha de baixo.
E vendo a foto da igreja, que já conhecia de outros tempos, bateu a saudade da serra , das cachoeiras de S.Francisco...da época que eu nadava no rio do Peixe.
Comecei bem o domingo, graças a você Luciano, mostrando uma bela imagem da igreja.
Parabéns pela sensibilidade!
@Dimas,
Almoçamos no tia Nastácia, lá na praça. Ficamos sentados lá no quintal, onde tem um caramanchão cheio de mesas, bem perto dos pés de couve. Depois atravessamos a praça e fomos comer doces caseiros do outro lado, onde tem uma mesa de madeira enorme feita de tronco de árvore, e potes de doce de cidra, doce-de-leite com coco, doce de mamão, ambrosia, doce de abóbora, pés de moleque, cocadas...
maravilhoso ... a arte sacra é algo q admiro por excelência ... se tem um legado bom da igreja católica, é este ...
bjão
"Amo o cristianismo, mas odeio os cristãos, pois não vivem segundo os ensinamentos de Cristo."
Adriano.
(é...tá bom vai... foi Mahatma Gandhi quem disse isso.)
Postar um comentário