quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Invacidade de privasão?

Sauna gay em São Paulo no Google Street Maps
Eu acho o Google Street Maps uma coisa de louco! Adorei mesmo. Desde que foi disponibilizado para o Brasil na última quinta-feira eu não passo um único dia sem ficar passeando por lugares que conheci ou pretendo conhecer - sempre de queixo caído com esta tecnologia que disponibiliza algo assim tão espetacular na telinha do computador da gente.

No final de semana acessei Belo Horizonte, onde morei há várias décadas atrás. Fui até o prédio onde morei, andei pelas ruas por onde eu costumava passar, vi as lojas, a antiga quitanda, o povo na rua, fui ao colégio onde estudei.  Parecia tudo tão velho, tão destruído depois de tanto tempo. Mas tão real! Fui tomado por uma nostalgia imensa.

Agora vem aquela velha história de gente reclamando de invasão de privacidade. Eu acho isto uma grande frescura. Pura viadagem mesmo. A ferramenta não mostra nada que alguém não veria ao passar pela rua. E o programa ainda borra rostos e placas de carros para dificultar a identificação. Entre os exemplos mostrados pelos jornais aparecem invariavelmente os homens solitários olhando cartazes de cinemas pornôs e os estacionamentos de saunas gay. Está com medo? Vai de taxi ou para na rua de trás. Ou saia de burca.

9 comentários:

marta matui disse...

Hahaha! Pelo jeito está cada vez mais dificil se enrustido, rs.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Vc está corretíssimo ... eu por mim já estou pensando em sair pelado para facilitar tudo ... rs

bjux

;-)

Daniel Cassus disse...

O único problema é que o google eterniza as coisas. Agora até quem não estava lá pode ver. Deixou de ser um ato unissubsistente para virar plurissubsistente e você perde o controle de quantas pessoas vão te ver ali. O que eram 10 segundos e 10 pessoas vira uma eternidade para 6 bilhões de pessoas.

Luciano disse...

Paulo,
Adorei a ideia!! Vou ficar pelado aqui em frente ao meu prédio esperando o carro do Google passar fotografando.
Ah, e o dono daquela Veraneio vermelha estacionada em frente à sauna Labirintus está ferrado! Tenho certeza que não devem existir mais que dois carros velhos iguais àquele na cidade de São Paulo!!
*

David® disse...

a veraneio ainda tem um "Vende-se" atrás..rs

Diego Rebouças disse...

Mas peraí, não entendi. A fachada é mostrada em tempo real ou é uma foto? Do tipo: se eu estiver lá em frente e você acessar, você me vê?

Obrigado pelos parabéns. Estou só aquecendo!

;)

Luciano disse...

@Daniel,
Não é em tempo real não. Todas estas imagens foram fotografadas por um carro especial com um equipamento que fotografa 360º e que passou em cada uma destas ruas. Algumas imagens têm alguns meses de idade.
**

Thiago Lasco disse...

Daniel has a point...

Papai Urso do Interior disse...

Aqui no Acre não temos sauna, alellujah! Tem coisa melhor, matinho... Isso é o que chamo de total integração com a natureza, o homem soltando seus instintos primitivos com outro homem, tudo se acaba num renovador banho de rio... Tudo sem Google Street Maps e 100% discrição... rsrsrs...