terça-feira, 24 de maio de 2011

Fica, vai ter bolo!

O TONY GOES está completando 4 anos. O blog, não o blogueiro. E eu ainda me lembro como se fosse hoje do impacto que os textos do Tony causaram em mim quando descobri o blog por acidente. Minha reação imediata foi localizar a primeira postagem e vir lendo tudo que havia sido escrito até aquele momento.

Acho que foi a primeira vez que travei contato com textos que tinham uma forte dose de orgulho inerente. E eu digo "orgulho" não no sentido de soberba, mas no sentido de dignidade pessoal, brio, algo que em português também atende pelo nome soturno de "pundonor". A cada postagem que eu lia eu encontrava mais coincidência com o meu jeito de pensar, como se aquele estranho tivesse lido meus pensamentos mais recônditos.

Talvez o Tony nem saiba, e eu nunca disse isto a ele (mas aproveito agora a oportunidade de fazê-lo em público), mas ele foi o grande responsável por reafirmar em mim o sentimento de amor-próprio, a certeza que chegou a hora de parar de ficar me desculpando por ser assim. Este crescimento pessoal foi tão gratificante que a necessidade de compartilhá-lho gerou o Muque de Peão, que é apenas mais um entre os muitos spin-offs gerados pelo blog do Tony.

Eu espero que o Tony tenha gás e paciência para continuar blogando por mais 40 anos, pelo menos.

---
*Do dicionário Houaiss:
Pundonor -> matéria ou ponto de honra, aquilo de que não se pode abrir mão, sob a ameaça de ser ou sentir-se desonrado; sentimento da própria honra, do próprio valor; amor-próprio, brio, altivez.

6 comentários:

TONY GOES disse...

OMFG! Um post só para mim! e um bolo também!

Luciano, eu nem fazia ideia que poderia ter te impressionado tanto. Criei o blog num rompante, sem pensar muito. A ideia inicial era só me distrair, dar vazão a algumas ideias. Jamais me propus a fazer algo militante.

Mas a temática gay surgiu naturalmente. Confesso que nos primeiros posts em que me assumi eu fiquei com um certo receio, "será que não estou me expondo muito?" Até hoje sinto isto de vez em quando, e olha que eu assino uma coluna com meu nome e foto numa revista de circulação nacional. Cacoete de quem passou meia vida se escondendo.

É super legal saber que meu "pride" te tocou, e melhor ainda ver que fgerou outro blog bacana. Somos um mini-movimento. Tenho muito pundonor disto.

Lucas disse...

E vocês são responsáveis pelo meu tumblr, que tb é um blog, diferentezinho pero no mucho. Não vivo sem Muque de Peão, Tony Goes, Mundo em Meus Olhos e Introspective. Só queria me lembrar mais ou menos quando comecei a lê-los, mas a timeline da minha vida é caótica.

Muito obrigado (;

CIELLO disse...

realmente temos que agradecer aos pioneiros que levantaram a bandeira na "blogosfera" e cuja verdade e essência consolidaram sua vocação para influenciar outros tantos e em tantos angulos diferentes no qual me incluo. Parabéns ao Tony e parabéns ao Muque de Peão pela justissima homenagem!!!!

Ciello

Anônimo disse...

Engraçado voce voce fazer um post sobre isso. Me lembro ainda pre-adolescente quando comecei a ler blogs com tematica GLBT, e nao me senti mais sozinho, percebi que nao era o unico gay no mundo, o que na epoca me deixava apavorado( vindo de uma familia crista) Obrigado a todos os pioneiros.

marta matui disse...

Lindo texto, o Tony é assim mesmo. Legal.

Thiago Lasco disse...

Putz, acabei de cair de paraquedas depois de 3 semanas de férias e isolamento, e perdi um bolo gostoso desses! Você não guardou um pedacinho pra mim? Vc sabe que eu não resisto a um bom doce!