segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Na pauta de metal

Olhar para os pássaros nos fios dos postes e imaginar notas musicais em uma pauta de metal não é ideia nova. Há muitos anos atrás o poeta Cassiano Ricardo escrevera:
      "Nos fios tensos da pauta de metal
        As andorinhas gritam
        Por falta de uma clave de sol."

Muitos anos mais tarde o poema foi musicado e incluído como uma trilha curta, com menos de 1 minuto, no disco de estreia dos Secos & Molhados

Leonard Cohen também explorou o tema com uma visão um pouquinho diferente na belíssima Bird On A Wire. A música ganhou gravações consagradas de vários cantores famosos, e talvez a mais conhecida e também uma das mais bonitas seja a gravação do Aaron Neville

Este tema recorrente volta agora com criatividade aliada à tecnologia moderna. O vídeo Birds On Wires do brasileiro Jarbas Agnelli foi escolhido hoje como um dos 20 finalistas do concurso patrocinado pelo YouTube e o Museu Guggenheim de Nova York para premiar os vídeos online mais notáveis. Jarbas Agnelli fez uma montagem muito criativa incluindo a música resultante das posições dos passarinhos nos fios. Vale conferir:

5 comentários:

Daniel disse...

Você acredita que eu tenho o CD tributo ao Leonard Cohen que tem esta versão? Sim, eu ainda compro essas coisas de vez em quando.

Paulo Braccini disse...

Super legal ... mas fico com Leonardo Cohen com Bird On A Wire ... simplesmente maravilhosa ...

bjux

;-)

zewrok disse...

passei a conhecer tanta coisa legal depois que comecei a ler o seu blog. ótimas recomendações!

cronicas gulosas disse...

quem sabe poesia nos salve da barbárie...lindo!

marta matui disse...

Que legal!