segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Na pauta de metal

Olhar para os pássaros nos fios dos postes e imaginar notas musicais em uma pauta de metal não é ideia nova. Há muitos anos atrás o poeta Cassiano Ricardo escrevera:
      "Nos fios tensos da pauta de metal
        As andorinhas gritam
        Por falta de uma clave de sol."

Muitos anos mais tarde o poema foi musicado e incluído como uma trilha curta, com menos de 1 minuto, no disco de estreia dos Secos & Molhados

Leonard Cohen também explorou o tema com uma visão um pouquinho diferente na belíssima Bird On A Wire. A música ganhou gravações consagradas de vários cantores famosos, e talvez a mais conhecida e também uma das mais bonitas seja a gravação do Aaron Neville

Este tema recorrente volta agora com criatividade aliada à tecnologia moderna. O vídeo Birds On Wires do brasileiro Jarbas Agnelli foi escolhido hoje como um dos 20 finalistas do concurso patrocinado pelo YouTube e o Museu Guggenheim de Nova York para premiar os vídeos online mais notáveis. Jarbas Agnelli fez uma montagem muito criativa incluindo a música resultante das posições dos passarinhos nos fios. Vale conferir:

5 comentários:

Daniel Cassus disse...

Você acredita que eu tenho o CD tributo ao Leonard Cohen que tem esta versão? Sim, eu ainda compro essas coisas de vez em quando.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Super legal ... mas fico com Leonardo Cohen com Bird On A Wire ... simplesmente maravilhosa ...

bjux

;-)

Unknown disse...

passei a conhecer tanta coisa legal depois que comecei a ler o seu blog. ótimas recomendações!

wair de paula disse...

quem sabe poesia nos salve da barbárie...lindo!

marta matui disse...

Que legal!