domingo, 12 de dezembro de 2010

A bola da vez

Nos estados americanos onde a união entre cônjuges do mesmo sexo ainda não é reconhecida pipocam processos movidos por grupos de casais dispostos a obter a igualdade. Um dos processos que começa a ter repercussão é o movido por sete casais gays no estado de Montana. O que diferencia este processo de outros tramitando em vários juizados estaduais é o fato de que os requerentes não estão pleiteando o casamento - mas o reconhecimento dos mesmos direitos dos casais heterossexuais, principalmente no tocante a herança e ao direito de tomar decisões vitais em caso de incapacidade do outro cônjuge. Os requerentes organizaram uma página na Internet onde se apresentam e descrevem como tem sido a vida comum e o compromisso com o outro ao longo dos anos.

Jan e Mary Anne estão juntas há 27 anos
Tome Jan e Mary Anne, por exemplo. Eles têm, respectivamente, 66 e 74 anos, e estão juntas há 27 anos! Cada uma delas tinha 2 filhos de casamentos anteriores quando se conheceram. Juntas criaram os quatro filhos e os netos, e é óbvio que estejam preocupadas com as implicações de saúde comuns na terceira idade. Nos locais onde não existe o reconhecimento oficial, uma pode até mesmo ser impedida de visitar a outra em um hospital por "não ser da família".

Enquanto não houver o reconhecimento oficial a nível federal, muitos casais homossexuais passarão por estas mesmas preocupações. E aqui no Brasil a situação não é diferente. Alguém que se acidente em um final de semana pode ser hospitalizado e separado do parceiro por uma família hostil. Juízes normalmente costumam reconhecer a união de facto, mas isso implicaria arrolar testemunhas e provas em uma situação onde pode não haver tempo suficiente. Uma simples "certidão de casamento" resolveria todos estes problemas.

4 comentários:

Gui disse...

Esses assuntos me cansam. Sinceramente, eu não tenho mais fôlego pra discutir sobre isso.

Só tenho uma pergunta: até onde as pessoas se importam realmente com o amor?

Beijos

Dêco disse...

Espero que um dia isso mude e que possamos ter nossos direitos reconhecidos por lei.
Bjs

Antonio Carlos disse...

Estava pensando...qual a situação aqui em nossa região.
Temos dados do Vale do Paraíba?
Até porque para se pensar em alguma ação, seriam necessarios dados populacionais, áreas de maior concentração, dados sobre a violencia contra homossexuais na região, pesquisa de hábitos, média de renda.
Já não seria hora de o Vale do Paraíba ter uma entidade ou Associação que olhasse para essas questões? Um exemplo claro é Sjc famosa por ter uma Prefeitura que dificulta ao máximo a abertura de bares e discos GLS, fazendo exigencias muitas vezes absurdas, que na maioria das vezes nao fazem para outros locais

Papai Urso do Interior disse...

Lindinhas! Jan e Mary Anne são gente que faz... O amor é tudo, danem-se os homofóbicos, nossa melhor vingança contra eles é ser feliz, fazer sexo beeeem gostoso, caprichar nas bitocas e se cercar de um ou dois amigos que realmente contam (aqueles que se pode ligar chorando às 3 da manhã...), o resto é noticiário deprê de jornal nacional, temos de conviver com isso, fazer o que...