terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A música social

Eu me lembro do exato momento em que ouvi Sadeness, do Enigma, pela primeira vez. Aquela música que misturava canto gregoriano com batida dance me hipnotizou completamente, e continua me encantando até hoje. O projeto idealizado pelo romeno radicado na Alemanha Michael Cretu fez escola, e dezenas de outros genéricos apareceram (dos quais eu só guardo saudades do francês Deep Forest).

O icônico album MCMXC a.D. está completando 20 anos este mês. E nada mais apropriado, para um projeto com base na eletrônica, que a comemoração envolvesse as modernas tecnologias do presente. Depois do sucesso das redes sociais e do filme social (dos diretores Ridley Scott e Kevin MacDonald feito pelo YouTube com contribuições do mundo todo), Michael Cretu lançou o projeto da música social. Foram meses compilando contribuições de fãs ao redor do mundo (inclusive do Brasil) e agora o Enigma finalmente apresenta MMX (The Social Song). O projeto completo inclui um livreto de 10 páginas com os créditos de todos os colaboradores e a reprodução das 10 capas finalistas do concurso para escolher a capa oficial.

Agora o melhor: a música, as capas e o livreto podem ser baixados de graça legalmente aqui, um oferecimento do próprio Enigma como presente para os fãs em comemoração aos 20 anos. Eles só pedem que o fã autorize uma twittada ou uma postagem no facebook para promover a novidade e voilà - liberam o link para o download. Adorei!!

 MMX (The Social Song) by EnigmaSpace

6 comentários:

Daniel Cassus disse...

Essa semana eu descobri que ele não é mais casado com a Sandra ("Maria Magdalena"). Choquei. Meu mundo caiu.

ADRIANO disse...

Quando eu ouvi Enigma pela primeira vez também tive a mesma sensação Luciano!

E aquele video clipe Return to Innocence?! É muito bonito!

No início da minnha adolescência ouvi uma música que ficou na minha memória, só depois de 20 anos com a "bendita internet" fui descobrir que era a "Samurai" do Michael Cretu...e é claro que corri pra fazer o download !

Obrigado por compartilhar a informação do Enigma.

Papai Urso do Interior disse...

Inesquecível a canção 'Sadeness'. Fez tanto sucesso que no início de 1991 foi trilha internacional de duas telelágrimas globais ao mesmo(O Dono do Mundo e Vamp) Já 'Return to Innocence' é mais fraquinha, mas ainda boa, não repetiu o mesmo hype e inclusive está na minha playlist de canções tétricas. Bom, saber que estão vivos e se mexendo, rsrsrsrs...

[ joe ] disse...

a ideia é otima.
to indo dar uma twittada pra conhecer.

[j]

Cosme disse...

Só vim saber da noticia agora... e não consigo mais o down do livreto.

Sabe me dizer se algum outro site repostou?

Luciano disse...

Coxx,

Ainda dá pra baixar daqui ou daqui .
Abraço,
**