terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bicho feio


Não, não é efeito de Photoshop. O animal da foto é real. Trata-se de uma toupeira-nariz-de-estrela, conhecida cientificamente pelo nome de Condylura cristata, encontrada nos Estados Unidos e Canadá.  A foto foi usada para ilustrar um artigo do New York Times sobre as sensações que fazem com que nossos cérebros provoquem reação de repugnância à vista de um bicho tão feio mas tão inofensivo e reação de admiração estética por um impala ou um jaguar que pode nos destroçar em segundos.

Estas reações têm ajudado nas pesquisas para se entender o funcionamento do cérebro humano e a formação das ideias pré-concebidas, da sensação de aversão, dos pré-conceitos. Alguns conceitos de simetria e proporcionalidade parecem ajudar na percepção do que é belo e o que é feio, mas as regras não são muito claras. O fato de que este bicho aí em cima parece que teve a cabeça arrancada e que o pescoço mais parece a saída de um moedor de carne realmente não ajuda muito.

Por outro lado, basta olhar para uma foto de um gatinho dormindo, um pinguim, ou um esquilinho no jardim para a gente se derreter todo.

No futuro, quando estas reações involuntárias forem melhor compreendidas certamente vamos poder trabalhar melhor a erradicação das aversões injustificadas e do preconceito contra as pessoas e estilos diferentes. Até lá podemos ir treinando com estes outros bichinhos aí embaixo. No final das contas você vai acabar achando a toupeira-nariz-de-estrela uma gracinha!

5 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

gostei e muito desta sua contextualização ... nota 10 ...

bjux

;-)

Diego Rebouças disse...

Que bicho é esse o do meio na fileira de três?

[ joe ] disse...

AI QUE TEMA! absurdo, muito bom.
já pensei várias vezes em escrever sobre isso, sobre o que é beleza, e o quanto ela importa. mas isso foi sensacional. mesmo. sensações, é sobre isso. muito bom!
aguardemos pela evolução do estudo.

[j]

Luciano disse...

Diego,
Aquele é o "blobfish". O nome científico é Psychrolutes marcidus, e muita gente chama em português de 'peixe bolha' mesmo. É considerado um dos peixes mais feios do oceano e vive perto da costa da Austrália. É simplesmente horrendo.

Hugo B. disse...

Mas o gatinho careca é bonitinho, vai...