segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Saindo do armário para os filhos

Se assumir-se gay para os pais já é difícil, imagina como deve ser assumir-se gay para filhos adolescentes.

A criança que já cresce no convívio de um casal gay normalmente não tem problemas de aceitação. Aquela realidade que ela conhece desde bebê faz parte das suas referências e ela não consegue enxergar naquilo algo tão monstruoso como as crianças ou adolescentes criados por casais heterossexuais homofóbicos podem. Mesmo quando vitimada por gozações na escola, o sentimento é mais parecido ao que uma criança tem quando ouve "seu pai é feio" ou "sua mãe é gorda". A situação muda de figura, no entanto, quando o pai ou a mãe sai do armário para um filho já adolescente. As reações podem ser tão violentas quanto a de pais quando tomam conhecimento da homossexualidade de um filho.

Nesta semana que antecede o dia dos pais o assunto está abordado no suplemento folhateen da Folha de São Paulo, direcionado a adolescentes, em reportagem de Iuri de Castro Torres. A reportagem inclui uma lista de filmes que retratam pais gays de forma positiva.

Um exercício muito interessante, especialmente para aqueles que reclamam da intolerância e falta de compreensão da sociedade, é parar um pouco e pensar como reagiria se descobrisse que o pai ou a mãe é gay.

2 comentários:

[ joe ] disse...

Realmente, quem dera muita gente escrita por aí parasse pra pensar nessa possibilidade. Quem sabe mudasse alguma coisa seu jeito intolerante de enxergar as pessoas.

Um dos filmes que me lembro que aborda o assunto é Amores Possíveis. Que, coincidência ou não, vou postar no blog nesta semana. Gosto muito.

Como sempre, bons assuntos por aqui. Obrigado!

[j]

Papai Urso do Interior disse...

Em cidades menores esse 'assumir-se' p/ os filhos é ainda mais traumático,... Que Deus me ajude quando tiver d juntar meus (hoje) pequenos para a conversa da minha vida, só me importo em ficar numa boa c/ eles, PQ o resto só me decepciona(pai, mãe, irmãos...)