segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dan Choi é gente que faz

Dan Choi é da Califórnia, tem 29 anos de idade, e é filho de um ministro da igreja batista. Era militar graduado formado em West Point e estava nas forças armadas desde 1999. Serviu no Iraque em 2006 e 2007 como primeiro tenente.

Em março do ano passado Dan Choi ousou dizer em rede de televisão três palavras que mudaram sua vida daquele momento em diante: "EU SOU GAY". Poucos dias depois foi exonerado das forças armadas e desde então tornou-se um dos mais obstinados ativistas pela causa gay e pela revogação da política do "Don't Ask, Don't Tell" que determina que os gays só podem servir nas forças armadas americanas se se fingirem de héteros.

Dan Choi fundou a Knights Out, uma organização formada por alunos, ex-alunos e docentes de West Point destinada a apoiar o direito dos gays servirem nas forças armadas. Já foi preso várias vezes, uma das quais por ter se acorrentado às grades da Casa Branca em protesto. Nestes dias em que a política do DADT está pendendo por um fio e que foi revogada e restabelecida várias vezes, Dan Choi não teve descanso. No momento da revogação ele foi um dos primeiros oficiais a tentar o realistamento em um posto de recrutamento de Times Square na semana passada - e até a equipe do Jornal Nacional da Globo estava lá e noticiou o fato. Dan Choi virou um símbolo na luta pela revogação do "Don't Ask, Don't Tell" e pelo direito dos gays não precisarem se fingir de héteros nas forças armadas ou no dia-a-dia.

Dan Choi é gente que faz.

2 comentários:

David® disse...

ADOREI a atitude dele...mas confesso, eu não faria ele naõ...prefiro os barbudos...if you know what i mean..hahaha

bjã e boa semana

[ joe ] disse...

fiquei super contente com o resultado do protesto contra a política do DADT. super bacana msm!
E o mocinho Dan é simpático. Gente que faz sempre fica um pouco mais interessante, né.

[j]