Este conceito geral é que as uniões homoafetivas constituem uma família nos mesmos moldes das famílias heterossexuais. O recado é claro: o rumo que se quer para o país é o de uma sociedade mais igualitária e mais justa, sem preconceitos, onde os cidadãos vivam em liberdade com seus direitos e garantias individuais reconhecidos, respeitados, assegurados e preservados.
Estes rumos perseguidos pelo STF podem ser claramente sentidos na decisão do juiz Fernando Henrique Pinto que converteu a união estável de Luiz André e José Sérgio em casamento em Jacareí nesta semana. A decisão é um documento bastante lúcido, que abre com: "Os prováveis entraves a tal entendimento [de legalidade do casamento civil entre homossexuais] podem advir de discriminação e/ou de convicções religiosas. Mas o Estado Brasileiro, do qual o Judiciário é um dos Poderes, repudia constitucionalmente a discriminação e é laico, ou seja, não vinculado a qualquer religião ou organização religiosa." O texto pode ser lido aqui, e merece ser amplamente divulgado.
9 comentários:
Foi a 1a coisa que eu pensei. Se tá liberada a união estável, está liberado o casamento, afinal a CF diz que a conversão da primeira no segundo deve ser facilitada.
Ninguém se deu conta também de que a adoção conjunta pelo casal também foi liberada. Basta pedir.
Perfeita a análise ... tudo é só uma questão de tempo ...
A primeira união civil de fato, isso é um luxo!
vc viu que os hackers divulgaram os dados do Bolsonaro?
vamos ligar e demonstrar o amor cristão que nutrimos por ele? ;)
LUCIANO,
Posso ouvir daqui a lamúria enfadonha dos homofóbicos. Se preparem para o refluxo que virá!
E mais um beijinho gay no Jornal Nacional!
AH... LUCIANO DE UMA CERTEZA EU TENHO NESSA VIDA :
NEM ELES, NEM EU E NEM VOCÊ NUNCA SEREMOS CONTRATADOS COMO MOTORISTAS DA MYRIAM RIOS...
Depois de tudo isso meu sonho de ser motorista da Myriam Rios acabou !! PORQUE? PORQUE??!!
A vida dá com uma mão e tira com a outra...
ótimo texto. e sabe o que é mais interessante? se alguém realmente contestar o casamento desses meninos, a decisão terá de ser levada ao STF que será obrigado a dizer se o casamento vale ou não. Será que algum religioso extremista vai ter coragem de fazer o teste? Tomara que sim! :)
i.
Tô adorando tudo isso...
Mas às vezes penso que tá acontecendo rápido demais... será??
ótimo post
Tava mais que na hora de coisas assim começarem a acontecer...
Só não concordo com o Ivan: torcer pra que o casal tenha que, de novo, entrar na justiça (que gasta dinheiro, tempo, paciência...) para que o STJ bata o martelo final não é legal, né?? hehehe
Abraços!!!
A cara que a drag testemunha fez na hora do beijo me deu calafrios.
Postar um comentário