domingo, 11 de julho de 2010

Embromation

Todo mundo já deve ter passado a vergonha de descobrir que canta alguma música com a letra errada. Há muito tempo atrás tinha um site brasileiro engraçadíssimo chamado Di Bikini que registrava estes erros. O nome do site era uma homenagem à número 1 entre as músicas nacionais cantadas erradas: Noite do Prazer, de Cláudio Zoli, que dez entre dez pessoas cantam "...trocando de biquini sem parar..." (a letra correta é 'tocando B. B. King sem parar'). A segunda colocada era Alagados, do Paralamas, com "...Alagados, Flintstones, Favela da Maré..." (o correto é 'Alagados, Trenchtown, Favela da Maré'), e logo abaixo vinha Como Nossos Pais, do Belchior, com "...é você que é mal-passado e que não vê..." (o certo é 'você que ama o passado').

Mas isso não é privilégio nosso - acontece em todas as línguas. Em inglês tem até nome: mondegreen. A palavra foi cunhada a partir de um poema antigo cuja primeira estrofe terminava com "..and laid him on the green".  A criançada era obrigada a decorar o poema sem entender bulhufas e terminava a estrofe com "...and Lady Mondegreen".

No pop internacional, a música que tem mais mondegreens consagrados é, sem dúvida, Bennie and The Jets, do Elton John. Os adolescentes adoravam cantar "...she's got electric boobs, her mom has too" (ela tem peitinhos elétricos e a mãe dela também) no lugar de "she's got electric boots, a mohair suit".

Tudo isso foi só uma introdução para relembrar esta cena hilária na comédia romântica Vestida para Casar (27 Dresses, 2008), com Katherine Heigl e aquele docinho-de-coco do James Marsden assassinando a letra de Bennie and The Jets depois de uns goles a mais:







Mas nada, nada mesmo, supera o que este pessoal aprontou com a letra de Have You Ever Seen The Rain, do Creedence:




5 comentários:

Anônimo disse...

Oh man, gosto demais dessa cena! Na verdade conheci essa música do Elton nesse filme. Vamo combinar, né?! Comédia romântica é td de bom!

Daniel disse...

Outro mondegreen famoso é o "excuse me while I kiss this guy" na letra de Purple Haze do Jimmy Hendrix (na verdade era "excuse me while I kiss the sky").

Por causa dela, fizeram esse site de letras erradas: http://www.kissthisguy.com/

Luciano disse...

Daniel,
Muito legal o KissThisGuy.com. Há muito tempo atrás tinha um outro site muito bom que era o The Archive of Misheard Lyrics.
E ontem de noite me lembrei de uma amiga que cantava "foi a camélia que caiu do galho, COMEU dois suspiros e depois morreu"...
Abraço,
**

Anônimo disse...

Post delecioso. Que atire a primeira pedra quem nunca cantou errado pelo menos uma das musicas citadas. Fabio SJC.

Sd Daniel disse...

Parabéns, cara, pelo teu blog maneiro, e eu também o conheci através do Tony Goes.
Quanto ao post, há muito tempo uma galera que eu conheço trata o assunto como "ovirodum", (do hino nacional) e há um montão de música com essa característica. Muito legal tanto o post quanto o site. Parabéns de novo, e sucesso.
Dan.