terça-feira, 21 de junho de 2011

Anônimo

Menos de 5% das pessoas que me lêem já me viu ou me conhece pessoalmente. Eu posso ser uma senhora de meia idade entediada que passa o dia na frente do computador blogando. Ou um velho obeso inválido preso a uma cadeira-de-rodas que passa o dia se divertindo na Internet. A Internet é o paraíso dos anônimos - e talvez esteja justamente aí um de seus maiores fascínios.

A Gay Girl in Damascus
No começo deste ano o blog A Gay Girl in Damascus com notícias do dia-a-dia de uma garota lésbica na Síria simplesmente bombou. Amina Abdallah Arraf al Omari ficou conhecida da noite para o dia, principalmente depois que as postagens foram interrompidas repentinamente e um primo aproveitou o blog para anunciar que Amina havia sido sequestrada pelas forças de repressão do presidente Assad. O mundo ocidental, principalmente as organizações de defesa dos LGBT, entrou em polvorosa. Pouco tempo depois uma garota da Inglaterra reconheceu-se nas fotos que estavam sendo usadas no blog e a verdade veio à tona: Amina era só um personagem criado por Tom MacMaster, um americano que escrevia o blog de sua casa na Escócia.

Na semana passada eu também aproveitei para testar até que ponto as pessoas acreditam no que a Internet informa. Inventei no facebook uma viagem de fim de semana para a França para cumprimentar um amigo, assim como se eu estivesse cheio de dinheiro sobrando, e fiz algumas postagens esparsas com fotos catadas da rede e em tom pretensioso. Embora uma viagem assim não seja impossível, quem me conhece sabe que não é de meu feitio escrever de forma pedante. O resultado surpreendente foi que meu "fator popularidade" aumentou consideravelmente.

Gostei tanto dos dias de popularidade em alta que estou pensando em levar meu Avatar do facebook para uma nova viagem na semana que vem. No virtual da Internet o céu é o limite. Desta vez acho que iremos para Londres. Ou Katmandú.

7 comentários:

marta matui disse...

Sou da leva "real". A foto que tenho é real e as coisas que escrevo são verdadeiras. Não bombo, rs.

Lucas disse...

Hahhaahhahahaaah. Corajoso vc, Luciano.

Enfim, internet cansa de vez em quando. Tem dias que só quero ficar com 'ele' fazendo sexo e jogando video-game e vendo filme e me distanciar dessa vidinha virtual chata.

Compartilhar o corpo é mto mais interessante do que compartilhar qualquer outra coisa no Facebook.

#falei

CIELLO disse...

Estou com a Marta... aqui, aliás, lá nas CRÔNICAS LÍRICAS E SAUDADES tudo é real.. com temperos poéticos costurados a verdade...

Fato2 >> Os Desejos Transpirados que conta um pouco de sua verdade "bombou".... a estatística foi alta! ainda mais depois que você citou aqui! Obrigado de coração...

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

no mínimo muito engraçado esta sua experiência ... rs

Uma Cara Comum disse...

Hahahaha... As vezes dá vontade de fazer isso tb, inventar histórias e tudo mais, mas eu não tenho coragem. Fico só co,m o anonimato mesmo... Huahuahua

Abraços!!

Dêco disse...

eu ri. na net podemos ser quem quisermos. fato!
acho que estou indo para a frança. beijos!

Marcelo disse...

mas você É mesmo o barbudinho gatinho que aparece na foto de perfil??????(suspiros...)