Quem acessar a página oficial da Casa Branca dos Estados Unidos e ler o original da declaração conjunta emitida pelos presidentes Obama e Dilma vai perceber ali a presença de uma semente muito importante plantada lá no meio do texto, na seção que trata de Democracia, Direitos Humanos, Igualdade Racial, e Inclusão Social.
O texto em português publicado na página oficial do Ministério das Relações Exteriores diz:
"Concordaram em cooperar na promoção da democracia, dos direitos humanos e da liberdade para todos os povos, bilateralmente e por meio das Nações Unidas e de outros foros multilaterais, inclusive assegurando o respeito aos direitos humanos no contexto de movimentos e transições democráticos; fortalecendo o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, como demonstrado recentemente no caso da criação de uma Comissão de Inquérito sobre a situação na Líbia; promovendo o respeito pelos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, por meio do estabelecimento de uma Relatoria Especial na OEA e aprimorando a realização de eleições livres e justas nas esferas regional e global, inclusive por meio da promoção dos direitos humanos no contexto de eleições e do aumento da acessibilidade para indivíduos portadores de necessidades especiais." (O grifo é meu).
Tudo isto confirma as notícias da reunião especial que Hillary Clinton teve com Dilma na época da posse para tratar de assuntos da luta contra a homofobia, entre outros. Pode parecer pouco, mas é uma semente muito forte e com chances reais de crescer e dar muitos frutos.
6 comentários:
O urso balzaco aqui tem cada vez + São Tomé em ON - ver para crer - vamos aguardar, vamos aguardar... Tem que ver se isso aí vai vingar ou minguar, já tivemos sexóloga Suplichique escrevendo coisas desse tipo e prometendo uma revolução no legislativo brasileiro pró-lgbt e depois saiu-se dizendo que a sementinha ela tinha deixado lá no Congresso, bastava sempre dar aquela mexidinha p/ coisa ir p/ frente, em outras palavras, Suplichique M-E-N-T-I-U!!!! De discurso tb sou bom, todo ano prometo que vou perder 12 kg, caminhar no parque e ao menor sinal de estresse vou respirar serena e profundamente, no entanto... rsrsrs...
a OEA é um órgão super pró-direitos humanos. Muito bom saber que EUA e Brasil estão botando isso na pauta da OEA.
li a tarde e voltei só para comentar que realmente existe ai um avanço em pelo menos existir uma pauta aberta sobre os assuntos glbt e todos os direitos que ainda podemos adquirir enquanto cidadãos que pagam impostos.
abraço.
Quero ver isto na prática por aqui com tanto deputado contra direitos lgbt...rsrsrs.
Pouco a pouco, marcando presença nos textos importantes... uma hora a gente chega lá.
E a gente fica na torcida da semente vingar, né???
Abração!!!
Postar um comentário