quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Brasil é um lixo

Ninguém achava mesmo que o filme sobre o Lula tinha alguma chance de ser indicado para concorrer ao Oscar. Acho até que se alguma coisa acontecesse errado e o filme recebesse a indicação eu morreria de vergonha.

Mas um brasileiro muito ilustre vai estar presente na festa. Vik Muniz mora em Chicago há vários anos, mas é nascido em São Paulo e tem uma carreira extraordinária como artista plástico. Vik consegue obter efeitos visuais impressionantes com materiais incomuns como macarrão, chocolate, arames, açúcar, ou barbante. Seu trabalho mais conhecido no Brasil talvez seja a montagem feita para a abertura da recém terminada novela Passione.

O trabalho de Vik Muniz com catadores de um lixão inspirou o documentário "Lixo Extraordinário" (Waste Land) dirigido pela inglesa Lucy Walker em co-produção entre o Brasil e Reino Unido. O longa-metragem, totalmente rodado no Brasil, já ganhou vários prêmios internacionais e tem chances sérias de receber o Oscar de melhor documentário.

Há 7 anos atrás Vik Muniz fez uma apresentação nos seminários do TED, na California. Uma boa oportunidade para conhecer o homem por detrás da arte:

4 comentários:

Lucas disse...

Muito bom o vídeo, não imaginava que ele fizesse coisas tão incríveis.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Torcendo muito por ele ... o trabalho ficou magnífico ...

;-)

Daniel Cassus disse...

Droga! Eu ia postar sobre isso hj. vc me passou a frente. Será que agora vou ter que ryvalyzar com o Tony E você?

Em tempo, esse documentário me lembrou o curta "Ilha das Flores". Era obrigatório ver isso no meu colégio.

Luciano disse...

@Daniel,
Não deixe de postar o que você havia planejado sobre o "Lixo Extraordinário". É inevitável que a gente acabe vez ou outra coincidindo no tema, mas seria legal ler o seu ponto de vista.
GREAT MINDS THINK ALIKE!