segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Desconhecido

Desconhecido (Unknown, 2011) tem uma história daquelas que fazem a gente ficar o tempo todo sentado na beiradinha do assento sem conseguir relaxar um único segundo. Tem Liam NeesonAidan QuinnFrank Langella e Bruno Ganz (que fez o Hitler em A Queda! As Últimas Horas de Hitler). Tem ação ininterrupta toda filmada em Berlim. E uma história que é um verdadeiro quebra-cabeças que vai sendo montado peça a peça - cada peça acompanhada de um suspiro da plateia. Faz duas horas parecerem dez minutos.

A premissa do enredo me lembrou A Identidade Bourne, o que não tira o mérito da história. Um cientista chega a Berlim para participar de uma conferência e sofre um acidente de carro. Ao se recuperar descobre que sua identidade foi tomada por outro homem que ocupou seu lugar. E todos, inclusive sua esposa, juram que o impostor é ele. E ele precisa descobrir o que está acontecendo sem nem mesmo saber por onde começar.

Desconhecido é daqueles filmes que fazem os apreciadores de filmes cabeça de alta cultura torcerem o nariz porque é cheio de ação e tem cenas vertiginosas de perseguição. Já chega com o carimbo de "proibido gostar" nestes tempos de Oscar e de filmes pretensamente herméticos e cheios de diálogos incompreensíveis que fazem a cabeça das plateias eruditas. Mas o filme não perde de vista durante um único segundo o principal objetivo do cinema: entretenimento. Um ingrediente muitas vezes esquecido no "cinema arte".




5 comentários:

CIELLO disse...

acho que ser eclético indica gostar tentao de cinema arte quanto gostar do entretenimento... os chatos de plantão esquecem de viver e ser mais "soltos" em suas convicções eruditas!!!
boa semana.

Rafa disse...

Adoro filmes de ação: Vou ver!!

geison89 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
geison89 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
geison89 disse...

Já assistiu o Busca Implacável? O mesmo Liam Neeson, europa, algo está perdido, luta, perseguição, consfusão... Boom!
Já vi este filme :P