sábado, 12 de fevereiro de 2011

Burlesque

Burlesque é como um sundae de caramelo cheio de calda de chocolate e salpicado de amêndoas e groselha, sem valor nutritivo nenhum e ferozmente condenado, mas que a gente ingere por puro prazer mesmo que fique com uma pontinha de culpa depois. Porque se o cinema fosse feito só dos delírios obsessivos de uma bailarina maluca ou da seriedade dos dramas insolúveis de gente que parece que nasceu para sofrer, então a vida não teria a menor graça.

Uma pena que o filme tenha flopado feio nos Estados Unidos - acho que faltou um pouco de senso de humor no público. Sim, Christina Aguilera atua com a naturalidade de uma rosa de plástico. Sim, Cher parece um efeito especial de computação gráfica. Sim, as mocinhas do cabaré têm a inocência de noviças de um convento. Sim, o roteiro tem a profundidade de um pires. Mas banalidade e inocência são justamente os dois mais fortes ingredientes do camp. Depois que começar a fazer sucesso em DVD o filme tem tudo para virar o novo Xanadu.

Eu achei tudo divertido - os números musicais, as coreografias, as músicas. Christina Aguilera tem uma voz impressionante! E o filme ainda é bastante generoso com o super-gato Cam Gigandet, que fez o vampiro James em Crepúsculo e que atraía Bella para um casarão vazio e no final morria estraçalhado e queimado. Em Burlesque ele é Jack, o barman do cabaré que ajuda a personagem da Christina Aguilera quando ela chega em Los Angeles com uma mão na frente e a outra também. Cam Gigandet virou um gato de fechar o comércio.

A sessão estava cheia de bibinhas novas. Eu não sabia que Cher continuava fazendo sucesso entre a nova geração. Ou estariam lá pela Christina Aguilera? De qualquer forma, com esta cara a Cher pode até fazer par romântico com Justin Bieber no próximo filme. Se não a conhecesse eu diria que ela tem no máximo 14 anos. As bibinhas conheciam várias das músicas de cor e chegaram a aplaudir algumas cenas. Mais um sinal que o filme tem tudo para fazer carreira, embora não a carreira originalmente planejada.


Um comentário:

[ joe ] disse...

hehehe
Confesso que voce foi mais simpatico em sua crítica até mesmo do que eu. talvez porque eu tivesse expectativas altas demais e, como voce bem disse, o filme é profundo como um pires. mas é bom entretenimento, isso eu concordo. as atuações não foram muito longe porque, eu acredito, as personagens eram muito razas. eu ja vi christina aguilera representando diversos personagens no Saturday Night Live com maestria, ela leva jeito pra coisa, sim. O caso de Burlesque é que não colaborou muito.
Agora meus preferidos foram o Jack, que o Gigandet fez muito fofo, e o Stanley Tucci, que pra mim foi o dono do filme. Adorei a presença dele, sempre divertida.

Mas, de fato, Burlesque vale pelas músicas. Os números são bons. E a voz da Aguilera, sou suspeitíssimo para falar.

Bjo

[j]