quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Minha vida é uma novela

Nos anos 70 não havia uma oferta tão grande de músicas, cantores e estilos musicais como hoje. Não havia internet, os filmes de cinema demoravam até 6 meses para estrear por aqui, a televisão estava começando a ganhar cores. O acesso ao novo era limitado. Uma das portas de entrada para uma música fazer sucesso era a trilha sonora de uma novela.

Os discos com as trilhas das novelas eram também excelente veículo para os cantores de um sucesso só. Vários nomes sem rosto explodiram da noite para o dia para nunca mais conseguir voltar à parada de sucessos.

Eu não entendo porque a Som Livre nunca reeditou estes discos em CD. Eles só existem na versão original em vinil da época. Considerando que a maioria dos fãs desta época são hoje respeitáveis senhores e senhoras na faixa dos 50 anos com situação financeira estabilizada e que gostam de ter o disco físico, a reedição provavelmente seria um sucesso comercial.

Mas nem tudo está perdido. Alguns fãs saudosos se deram ao incrível trabalho de recuperar e remasterizar estas trilhas sonoras e disponibilizá-las de graça em blogs e sites dedicados à memória afetiva de quem curtiu esta época. É uma das belezas da internet, que permite que muita gente se dedique a disponibilizar conteúdo com a mesma dedicação de um emprego, embora sem salário, pelo puro tesão de fazerem o que gostam.

Dá só uma espiada no que fazia a cabeça das pessoas naquela época:

Mason & Dixon - Acapulco Gold (da trilha sonora de "O Cafona", 1971):


Laurent & Mardi Gras - Mary Blind Mary (da trilha sonora de "Selva de Pedra, 1972):

12 comentários:

S.A.M disse...

Uma das coisas bacanas trazidas pela internet é justamente isso, a disponibilização de uma série de coisas que facilita pra muitos o acesso que as vezes é dificil pela raridade ou pelo custo mesmo!

Abração

David® disse...

Luciano, numa visita a FNAC eu encontrei alguns cds com trilha de algumas novelas antigas. A trilha mesmo e não aquelas coletâneas.
Acho q Selva de Pedra (1ª versão), Te contei, Gabriela,D. Xepa estavam entre elas.

Deve ter sido edição limitada mas quem sabe procurando bem vc não encontre alguma q interessa a vc.

David® disse...

PS: não disse?!?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168523838-cd-novela-carinhoso-nacional-lacrado-original-novo-_JM

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Dona Xepa! adooooooooooro ... rs

;-)

Papai Urso do Interior disse...

Infelizmente só as trilhas nacionais tiveram uma reedição relâmpago em 2001, lembro dos CDs das três novelas que ilustram o post, tinha ainda coisas dos anos 80 como Água Viva, Baila Comigo... Dessa safra adquiri imediatamente Vale Tudo e Roque Santeiro os dois maiores blockbusters da dramaturgia nacional... Nada se compara ao CD físico, a arte, diagramação e seleção de repertório, tudo registra uma época, um estilo que não volta mais, lembro que música boa tocava primeiro na novela depois estourava no rádio... As trilhas internacionais de hoje são uma droga, tem um monte de versões só p/ encher linguiça desperdiçadas em cenas de personagens nada a ver!

Luciano disse...

@David ®...
A Som Livre reeditou algumas trilhas sim, mas somente as trilhas nacionais. Nenhuma trilha internacional daquela época foi reeditada. Mas, para quem curte, eu recomendo o blog Só Música do Bugrim, lá de Uberlândia. O cara está digitalizando todas estas trilhas em alta qualidade e disponibilizando de graça!
**

TONY GOES disse...

As internacionais provavelmente jamais serão reeditadas por uma questão de direitos, que já devem ter caducado faz tempo. A internet é a única chance de recuperar esses discos.

Sinto falta mesmo é das trilhas nacionais antigas, que eram de fato compostas especialmente para as novelas. Hoje em dia só uma ou outra musiquinha e olhe lá.

Daniel Cassus disse...

Exato, correr atrás dos direitos autorais de artistas internacionais para relançar trocentas coletâneas hoje em dia sairia absurdamente caro. Por isso esses relançamentos ficaram só nas trilhas nacionais e ainda assim, de uma dúzia de novelas.

ADRIANO disse...

Além das músicas, as aberturas das novelas eram um show a parte.
Eu fazia questão de assistir a abertura mesmo que não acompanhasse a novela.
TEM ABERTURAS SENSACIONAIS E MARCANTES COMO :

LOCOMOTIVAS,
TIETA,
RODA DE FOGO
TITITI(ORIGINAL),
PANTANAL,
DONA BEIJA,
ELAS POR ELAS,
ETC...

Allex disse...

Por essas e outras que sempre me pego ouvindo "musica velha" e tem coisa melhor?

Flávio Amaral disse...

Engraçado o poder que uma música tem de evocar lembranças. Pelo nome, não tinha qualquer memória de "Mary Blind Mary", mas foi só começar a ouvir que recordei imagens, coisas e eventos de 39 anos atrás...

Felix Madah disse...

Olá Luciano,
A Som Livre lançou em 2001 uma coletânea de três cds denominada "O Melhor Internacional de Novelas", apenas com músicas de tramas das décadas de 60, 70, 80 e 90. Os cds vinham em uma daquelas latas personalizadas, e o legal é que em cada cd tem um encarte apresentando a história da música dentro de cada novela. Lembro que na época apareceu matéria no Video Show mostrando a remasterização das trilhas a partir dos discos.