sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Carpe Noctem

Carpe Noctem significa "aproveite a noite" em latim, e é também o nome de um grupo secreto no facebook que reúne homens gays jovens para discutir problemas comuns. O grupo, que começou em São Paulo há 8 meses, já reúne 3.200 integrantes. O doutor Jairo Bouer entrevistou os criadores do grupo para o programa @saúde.

Se eu tivesse, aos 14 anos, descoberto um grupo de mais de 3 mil pessoas iguais a mim, eu certamente não teria sofrido tanto por tanto tempo por me achar tão diferente. A internet, que possibilita trocar ideias e encontrar apoio preservando a privacidade, é a melhor arma desta nova geração na mobilização pela afirmação da sexualidade e reconhecimento de direitos.

11 comentários:

m disse...

entendi. mas como achar um deles no facebook? hahaha

DPNN disse...

é aasim, mesmo, cada geração acaba usufruindo de mais recursos e aceitação. Mais algumas gerações e falar sobre armário e preconceito contra gays vai ser algo tão estranho como imaginar que existiu escravidão.

Goin´Nuts disse...

Não entendi, um grupo fantasma que os proprietários dão a cara numa entrevista. Qual critério pra entrar no grupo? Ter amigo gay? E se for um gay completamente sozinho? Se fode sozinho? Não entra? Manda email pra produção? Pede pro hetero Jairo? Aproveita e tira o Jairo do armário tbm? Blz, o grupo quer manter sigilo sobre os usuários, então é um GA (gays anônimos) mas que pra entrar tem que ser VIP? Tem pulseira? Tem que ser amigo do Almada? Ai que confuso.

Luciano disse...

Calma gente,
Um grupo desta natureza precisa ser secreto mesmo para evitar que qualquer bisbilhoteiro encontre a lista de participantes e passe a atazanar a vida de algum pobre rapaz por aí.
Quem estiver interessado não vai ter dificuldade em encontrar o grupo. É só perguntar para o tio. Tio Google. Eu cheguei ao perfil do Alexandre em menos de 40 segundos e solicitei minha inscrição no grupo para conhecê-lo. Como diz o velho ditado, quem tem boca espeto de pau.
Abraço,
**

Goin´Nuts disse...

Secreto? Se acha em 40 segundos e dá entrevista, então não é exatamente secreto. Como evitar que um "bisbilhoteiro" faça o mesmo? Tudo meio cena. Causando. Daqui a pouco a fama.

Luciano disse...

@Goin'Nuts:
Os grupos criados no facebook permitem apenas 3 níveis de acesso: "aberto", "fechado" ou "secreto". Os grupos abertos aceitam qualquer interessado automaticamente, os grupos fechados dependem de aprovação do moderador, e os grupos secretos dependem de convite. Isto dificulta enormemente que alguém encontre o grupo acidentalmente. Além disso, se os moderadores acharem que uma solicitação de participação é suspeita ou trolhada eles podem negar a inscrição, e o interessado não consegue acessar nenhuma informação do grupo. É só questão de precaução - aumentar a dificuldade de quem está tentando acessar e impossibilitar que o grupo seja encontrado acidentalmente. E funciona sim.
Abraço,

Anônimo disse...

Going nuts, pira de vez e vasa, cara chato, eu hein!!!

Uma Cara Comum disse...

Ah, esse Leandro eu já conhecia de um vlog chamado "O menino velho" que além de ser muito ruim tem um conteúdo que eu acredito que é um tanto quanto preconceituoso... Até fiz uma postagem sobre ele. Tá aqui.

Abraços!!

railer disse...

bacana, luciano.

Unknown disse...

EU NAO SABIA DESSA REPORTAGEM

Anônimo disse...

Eu faço parte desse grupo :D