quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lá e cá

Os governos dos Estados Unidos e do Brasil passam por momentos bastante antagônicos.

Dilma Rousseff está rindo à toa. Recebe de bandeja um país que teve a oposição sistematicamente desmantelada nos últimos 8 anos pelo governo do presidente Lula. A força opositora foi ora comprada com altos cargos ora comprada em espécie mesmo. Enquanto se discute se a forma correta é "presidenta" ou "presidente", a verdade é que Dilma estará mais para "rainha" ou "imperadora". Tem ampla maioria parlamentar e não vai precisar se incomodar com os brados pífios da oposição. Mas certamente cortará um dobrado tentando apaziguar as intrigas palacianas inerentes do encontro de tantos partidos fisiologistas colocados debaixo do mesmo guarda-chuva onde não cabem todos. Muita gente vai sair com as costas molhadas deste reinado.

Barack Obama acaba de sofrer uma derrota acachapante nas urnas e perder a maioria na câmara dos deputados, resultante principalmente do descontentamento com a economia claudicante. A oposição se armou e ganhou força. Daqui para a frente vai ficar um pouquinho mais difícil propor todas as mudanças que estavam embutidas no mote eleitoral "Change" que elegeu Obama.

É a isso que chamamos de democracia lá e cá,  mesmo quando somos obrigados a conviver com sua versão "tropicalizada".

Um comentário:

Papai Urso do Interior disse...

Já tô vendo tudo: ZéDirceu na área... Reconciliação com Erenice, mas antes, o ritual: flores, chocolates e pedido de desculpas por te-la deixado de lado durante a campanha e o pior, te-la negado tres ou mais vezes perante a imprensa... Lula falando bobagens em churrascos pós-planalto, inflando o ego de Dilmo com gabolices... Ai que sono... Quanta previsibilidade... DilmoCorrupção de bastidor então nem se fala..., abafa!!! A mulHer com H MAIÚSCULO saiu-se bem e cresceu intelectualmente nestes meses, aprendeu novas palavras como 'tergiversar' [que só num único debate foi repetida 28 vezes - até onde contei -, afff..., sabe criança QD aprende palavra nova e repete sem parar? Pois é, figura te...], mas embananou-se com os termos 'previdenciário' e 'penitenciário', ok perto das misérias que Lula fez com o português, ela chega a ser uma reencarnação de Machado de Assis!! rsrsrs... Ria bandilma, ria... Obama cagou-se de vez, 45% em sete dias baixaram para 37% de popularidade, no way back? Será?! Num mundo em que uma lagarta vira borboleta, tudo é possível, Lula reelegeu-se em 2006 apesar do 'cumpanhêro' Zé Deu-o-seu, e agora temos a entidade Dilmo, ou mulher zangada da casa civil, ui, na PRESIDENCIA... Seguuuuura Brasil QUE EU TB TÔ RACHANDO DE RIR... rsrsrs... Fica assim não, Obie, EUA ainda é o big boss, rsrs...